Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Obra da Arena MRV perto ‘do pico’; saiba contrapartidas e diferenciais do futuro estádio do Atlético-MG

Arena MRV caminha para reta final das obras e tem previsão de entrega até dezembro. Entre março e abril, serão realizados cinco eventos de inauguração na futura casa do Galo

Escrito por

A futura casa do Galo está tomando forma. Com previsão de entrega até dezembro, a Arena MRV já alcançou 65% das obras concluídas e se aproxima do pico: são 950 homens trabalhando diariamente no estádio localizado no bairro California, em Belo Horizonte, número que, nas próximas semanas, alcançará a marca de 1.200 funcionários.

Após visita ao local, o LANCE! traz as principais informações sobre a Arena MRV. Projetada para ser a mais moderna do Brasil e inspirada no estádio da Juventus (ITA), a futura casa do Atlético-MG terá acessibilidade total e com contrapartidas à comunidade mineira.

+ LANCE! visita a Arena MRV; as imagens da futura casa do Atlético

Arena MRV será inaugurada em março (Foto: Rodney Costa/L!Press)

CADEIRAS CATIVAS E O CALDEIRÃO

A Arena MRV terá capacidade para 46 mil pessoas. O Atlético-MG já comercializou cerca de 4.800 cadeiras cativas, o que representa 52% do total disponível. Atualmente, as cativas da futura casa do Galo custam a partir de R$ 39 mil e garantem acesso a todos jogos pelos próximos 15 anos, além de outros benefícios. Saiba mais aqui.

INSPIRAÇÕES E PROJETO ARQUITETÔNICO

Concebido a partir de 2017, a Arena MRV teve suas obras iniciadas em 2020. O projeto arquitetônico do estádio foi criado após os responsáveis visitarem os 12 estádios que sediaram a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, além de vários palcos da Europa. A maior fonte de inspiração acabou sendo o Allianz Stadium, da Juventus (ITA).

Além de jogos de futebol, a nova casa do Galo também é projetada para receber grandes eventos, como shows e festivais de músicas. Assim, um diferencial em relação ao Mineirão, por exemplo, são as entradas para o campo, que comportam a passagem de caminhões, facilitando a entrada para montagem e desmontagem das estruturas.

O projeto da Arena MRV também pretende transformar a nova em casa em um "caldeirão atleticano" : a distância das arquibancadas centrais para as linhas laterais do gramado será de 8,5 metros.

ACESSIBILIDADE COMPLETA E TECNOLOGIA

Outro fato importante é de que o estádio estará apto a receber todos torcedores. Com rampa de acesso para todos os setores, inclusive os superiores, portadores de necessidades especiais terão total acessibilidade na Arena MRV, com garantia de espaços exclusivos.

A intenção é de que o acesso à internet também seja para todos os envolvidos no evento, dos profissionais aos torcedores e fãs. Uma ideia que está sendo desenvolvida é a de um aplicativo que reunirá todas vendas. Por exemplo, um torcedor que vá ao jogo do Atlético poderá, além de comprar o ingresso, também adquirir o lanche e a bebida com antecedência, só precisando retirar os mesmos no local.

A Arena MRV também será equipada com dois telões de 144m², cujas estruturas metálicas já estão instaladas e pesam 18 toneladas.

Reserva Particular Ecológica (RPE) da Arena (F: Rodney Costa/L!Press)

CONTRAPARTIDAS SOCIAIS E AMBIENTAIS

A construção do estádio no bairro Califórnia, no Noroeste de Belo Horizonte, também terá contrapartidas sociais e ambientais. A começar pela preservação de uma área de 26 mil m² ao lado da futura Arena. A mata é uma Reserva Particular Ecológica (RPE), que tem nascentes no terreno, terá acesso apenas para conservação.

Localizado a cerca de 500 metros da Arena, a Mata dos Morcegos possui 58 mil m², sendo a maior área verde da região. O local será transformado em um parque linear, cuja construção, implantação, arborização, urbanização e manutenção das instalações e áreas verdes serão de responsabilidade da Arena pelos próximos 30 anos.

Além disso, nos próximos 10 anos, o Atlético plantará 46 mil mudas na cidade de Belo Horizonte. A primeira leva foi concluída em março, com o plantio de 4,6 mil mudas, que serão cuidadas por três anos.

Em dias sem jogos ou eventos, a Esplanada da Arena, que terá pista de caminhada e corrida, também ficará à disposição da população.

Entre as estruturas construídas, três espaços servirão ao público, a serviço da Prefeitura, onde funcionarão um Centro de Línguas; uma Academia da Cidade; e um Núcleo de Assistência de Saúde à Família.

Arena do Galo será inaugurada em março (Rodney Costa/Lancepress)

OS EVENTOS DE INAUGURAÇÃO DA ARENA

Com previsão de entrega da obra até dezembro, a Arena MRV terá cinco eventos de inauguração, que, com o aumento gradual do público, servirão como testes para o funcionamento do estádio. O primeiro será no dia 25 de março, data da fundação do Atlético-MG, com o "Nascimento do Campo". Veja mais informações abaixo:

25/03/23 - NASCIMENTO DO CAMPO – 10 mil pessoas
Instalação das traves e marcação das linhas de campo
1º Chute a Gol
Show com a Orquestra Ouro Preto

15/04/23 – ARREPIA BH – 20 mil pessoas
Inauguração da iluminação com efeitos cênicos
Show de videomapping
Show de DJ convidado (ainda não foi anunciado o nome)

06/05/23 - LENDAS DO GALO – 30 mil pessoas
Jogo-exibição com os ídolos do Galo
Show do Zeca Pagodinho

19/05/23 - INAUGURAÇÃO OFICIAL – 46 mil pessoas
Amistoso Internacional: Atlético x Equipe a ser definida
Show de Abertura (a definir)
Show no Intervalo com Nando Reis homenageando Cássia Eller

27/05/23 - SACODE BH – 60 mil pessoas
Shows com: Ivete Sangalo, Jota Quest, César Menotti e Fabiano e uma atração internacional a ser confirmada