Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após reunião com clubes, Prefeitura de BH volta a liberar a presença de público nos estádios

As regras seguem as mesmas, com limitação de 30% da capacidade das arenas pare receber público nos jogos de Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG

Os times mineiros estão autorizados a receber torcida em seus jogos- (Yuri EDMUNDO / POOL / AFP)
Escrito por

O público poderá ver seus times nos estádios de Belo Horizonte. A prefeitura da capital mineira se reuniu com representantes dos clubes, da polícia e torcidas organizadas nesta quinta-feira, 9 de setembro, para decidir sobre o veto ou a abertura das arenas esportivas com torcedores.

Ficou decidido que o público poderá voltar aos estádios, mantendo as regras sanitárias e ainda com apenas 30% da capacidade de cada arena de BH. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil.

Estiveram no encontro Sérgio Coelho, presidente do Atlético-MG, Sérgio Santos Rodrigues, mandatário do Cruzeiro, e Euler de Araújo, representando o América-MG. Também foi ao encontro Samuel Lloyd, representante da Minas Arena, gestora do Mineirão.

No anúncio feito pela PBH, a reabertura dos estádios terá novos protocolos de segurança, mais rígidos, com ações usadas em eventos como a Copa do Mundo e Copa América, como cercar as ruas no entorno do estádio para que só torcedores com ingresso possam ter acesso aos jogos.

Houve uma novidade neste novo retorno de público. A venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios será autorizada, para evitar aglomerações no entorno antes dos jogos. Outra medida será o fechamento dos portões uma hora antes dos jogos.

-Não vou falar todos os protocolos agora, estou falando o grosso. Nós vamos fechar o entorno, vamos colocar o preço acessível da cerveja lá dentro. Porque, qual é o raciocínio? Se há o teste, se está obrigado, quem entrou, está testado. Então, você já diminui muito o risco e não aglomera lá fora-disse Kalil, que prosseguiu:

- Nós estamos tentando aprimorar, tentando chegar com muita humildade num denominador que ninguém pode ter culpa. Nós estamos tentando, todo mundo remando para o mesmo lado - completou.

O primeiro jogo com torcida tendo as novas regras será em 28 de setembro, quando o Atlético-MG receberá o Palmeiras pelo jogo de volta das semifinais da Libertadores.

Os jogos da Copa do Brasil, contra o Fluminense, e do Brasileirão no mês de setembro, não terão a presença de público pelo acordo selado entre o Galo e outros 19 times da Série A do campeonato, que irão retomar as partidas com torcida em outubro.

A liberação da PBH é válida para os estádios Mineirão e Independência, o que permite que América-MG e Cruzeiro também façam seus jogos na capital.

Todavia, a Raposa vai mandar os dois próximos jogos pela Série B do Brasileiro em Sete Lagoas, contra Ponte Preta e Operário-PR. Somente depois desses confrontos que o clube irá avaliar se voltará ou não a mandar seus jogos no Mineirão.


O público estava vetado nos estádios desde o início da pandemia. Mas, houve uma flexibilização em agosto, com eventos-testes, porém com resultados ruins. Após a forma pouco comportada das torcidas de Atlético-MG e Cruzeiro nos seus primeiros jogos com o retorno de público, diante de River Plate-ARG, quarta-feira, 18 de agosto, e Confiança, sexta-feira, 20, pela Libertadores e Série B respectivamente, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu proibir novamente a presença se público nos estádios. Desde então, houve diversos debates sobre a liberação até a nova abertura, anunciada pelo executivo municipal nesta quinta-feira, 9.