América Mineiro

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em ação inovadora, América-MG celebra Dia Nacional do Cerrado

O clube mineiro é o primeiro o primeiro  Carbono Neutro do futebol brasileiro por compensar as emissões de carbono em seus jogos como mandante no Independência

América-MG tem ação inovadora em prol do meio ambiente brasileiro- (Divulgação/América-MG)
Escrito por

Em julho de 2018, o América-MG tornou-se o primeiro clube Carbono Neutro do futebol brasileiro. O reconhecimento tem a chancela da SaveCerrado, entidade que defende a preservação do segundo maior bioma do Brasil.

A parceria levou para a camisa americana, na temporada passada, um selo Carbon Neutral oferecido pela SaveCerrado, que está de volta em 2019.

Desde a terça-feira,10 de setembro, no duelo contra o Criciúma, pela Série B, o Coelho passará a estampar novamente o selo Carbon Neutral em seu uniforme. A ação celebra o Dia Nacional do Cerrado, comemorado nesta quarta-feira, dia 11 de setembro. O selo ficará na camisa até o fim da temporada.

Como primeiro clube carbono neutro do Brasil, o América compensou a emissão de todo o carbono emitido nos jogos dos quais foi mandante na temporada passada. Isso é feito por meio de uma área de cerrado com 80 mil m², localizada em Bonito de Minas (MG), que é preservada pelo América em parceria com a SaveCerrado.

O local recebe ações sustentáveis e é monitorado pelo projeto, garantindo a neutralização do equivalente em carbono emitido nas partidas do Coelho na Arena Independência. Confira no fim da matéria algumas fotos da área preservada e veja no mapa onde ela está localizada.

Erley Lemos, Diretor de Marketing e Negócios do América, destaca o compromisso do Clube com as ações em prol da sustentabilidade e o privilégio de ser um dos clubes a dar um passo à frente e tomar medidas pela preservação ambiental.

-Temos muito orgulho de ser o primeiro e o único clube carbono neutro do Brasil. O trabalho de sustentabilidade deve ser uma das premissas de nossa atuação e estampar o selo Carbon Neutral da Save Cerrado em nosso uniforme reforça nosso compromisso com as questões sócio-ambientais, além de alertar a população para a preservação do nosso Cerrado- comentou Erley.

Paulo Bellonia, presidente da SaveCerrado, enaltece a parceria de longo prazo com o América e a importância da constante conscientização sobre o consumo sustentável, bandeira defendida pelo Clube e pelo projeto.

-Para nós é de extrema importância exercer o papel da conscientização sobre o cerrado através do futebol e de um clube como o América. Trata-se do primeiro clube carbono neutro do Brasil, sendo também um clube que detém empatia com as torcidas e transmite, com essas ações, a consciência do consumo sustentável. Além de ser o primeiro carbono neutro, o América está sempre atento a essas questões ano a ano, então a continuidade dessa parceria é motivo de orgulho e um exemplo a ser seguido pelas instituições- afirmou.

O gestor da SaveCerrado também comenta o gradativo ganho de espaço do bioma cerrado nas pautas das grandes instituições ao redor do planeta e o papel fundamental do cerrado no ecossistema brasileiro.

-O cerrado é um dos principais biomas do Brasil e necessita, cada vez mais, ser um dos temas de preservação ambiental. Um marco da importância desse bioma foi o manifestado assinado, no fim do ano passado, pelas principais empresas do mundo, que se comprometeram a não importar mais produtos oriundos de área desmatada a partir de 2020. Dessas áreas, está também incluído o cerrado. Portanto, a biodiversidade do cerrado brasileiro é um assunto que vem conquistando relevância mundial, um bioma tão importante principalmente pelo papel fundamental no escoamento das chuvas e alimentação dos rios da América do Sul, sendo também chamado de “caixa d’água” do Brasil- complementou Bellonia.