Encontro de integração de atletas do COB

Encontro reuniu 60 atletas já classificados para os Jogos do Rio (Foto: Rafael Bello/COB)

LANCE!
22/04/2016
20:39
Rio de Janeiro

A pouco mais de 100 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu cerca de 60 atletas classificados para o evento nesta sexta-feira, dia 22, em sua sede no Rio de Janeiro. Esse foi o segundo encontro do Programa de Integração Time Brasil 2016, que tem o objetivo de informar os preparativos do COB para a Missão Brasileira, além de promover a troca de experiências entre os atletas. Mais duas reuniões na sede do COB estão previstas até o início dos Jogos, em agosto.

Entre os classificados e presentes ao encontro estão atletas da Equipe Furnas, como Juliana Veloso, dos saltos ornamentais, e as gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca Feres.

- Estamos possibilitando aos atletas classificados para o Rio 2016 que iniciem sua experiência olímpica hoje, aqui dentro do Comitê Olímpico do Brasil. Temos 24 ex-atletas olímpicos trabalhando no COB e passamos 24 horas por dia pensando em como proporcionar o melhor em termos de preparação para eles. Este encontro serve para detalhar tudo o que o COB está preparando para que a delegação brasileira tenha a melhor performance nos Jogos Olímpicos Rio 2016 - disse a gerente geral de planejamento esportivo do COB, Adriana Behar.

Os atletas do Time Brasil tiveram um dia de imersão nos Jogos Olímpicos Rio 2016, com palestras e apresentações sobre a Missão do COB para os Jogos, Vila Olímpica, Espaço Time Brasil, logística, transporte, áreas de treinamento e apoio exclusivas do Time Brasil, uniformes, cerimônias, entre outros assuntos. Estiveram presentes atletas da natação, boxe, saltos ornamentais, tiro esportivo, maratona aquática, remo, nado sincronizado, ginástica trampolim e canoagem slalom.

Medalhista nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, o atirador Felipe Wu elogiou a iniciativa.

- Sanou várias dúvidas que a gente podia ter logo na véspera dos Jogos. Recebemos muitas informações sobre assuntos diversos, tanto como esquema de treinamento durante os Jogos quanto funcionamento da Vila Olímpica. Foi muito importante - disse Wu.

Além da troca de experiências entre eles, os atletas também participaram de um painel com Giba e Shelda Bede. Giba foi campeão olímpico de vôlei em Atenas 2004 e medalhista de prata em Pequim 2008 e Londres 2012. Shelda foi medalhista de prata no vôlei de praia em Sydney 2000 e em Atenas 2004. Os ex-atletas falaram sobre suas participações olímpicas, o que pode acontecer no entorno do atleta durante os Jogos e oportunidades e cuidados que todos devem ter antes, durante e até mesmo após os Jogos.

- É importante para o atleta conhecer a estrutura que dá apoio a eles, além de ter a oportunidade de viver essa interação entre a delegação brasileira. Dessa forma o atleta antecipa a experiência e pode se concentrar em fazer o melhor resultado durante os Jogos. Vim para passar a minha experiência e ajudar no que for possível - disse Shelda.

- Fico feliz de ver que o atleta tem toda essa assistência hoje em dia, já que na minha época de atleta eu não pude contar com esse apoio - completou a medalhista olímpica em Sydney-2000 e Atenas-2004 (prata, ao lado de Adriana Behar).

Medalhista de bronze em Londres 2012, a pugilista Adriana Araújo disse não ver a hora de começar a sua participação nos Jogos do Rio.

- Depois desse evento de hoje a expectativa para chegar agosto aumenta ainda mais, principalmente depois de uma palestra com duas vozes da experiência como são o Giba e a Shelda. A ansiedade e o ânimo de estar nos Jogos Olímpicos agora é ainda maior - disse Adriana.

Além dos dois encontros já marcados para a sede do COB, outras reuniões serão realizadas diretamente nas bases de algumas modalidades com grande quantidade de atletas, como vôlei, basquete e handebol, entre outras.

Sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil contará com uma delegação recorde na competição. Nesse momento, o país já tem 428 vagas garantidas.