Vôlei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fernanda Garay confirma pausa na carreira pós-Tóquio para ser mãe

Ponteira de 34 anos anunciou a decisão nesta segunda-feira

Fernanda Garay antes da coletiva virtual (Divulgação)
Escrito por

A ponteira Fernanda Garay oficializou, na manhã desta segunda-feira, em uma entrevista coletiva virtual com presença de representantes do Dentil/Praia Clube, uma pausa na carreira. Aos 34 anos, a campeã olímpica deixará as quadras depois da participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nos planos de Garay, chegou a vez da maternidade.

– Depois de pensar muito, eu tomei da decisão de não renovar com o Praia para a próxima temporada e fazer uma pausa na minha carreira para me dedicar à minha família e me dedicar ao sonho de ser mãe- disse a jogadora, eleita uma das melhores ponteiras da última Superliga.

– A cada temporada eu me sinto mais madura para conhecer e ouvir o meu corpo. Às vésperas de fazer 35 anos, eu estou com a sensação de que esse é o momento, que não vale mais a pena esperar mais por isso – completou.

Durante a entrevista, a jogadora admitiu as dificuldades de voltar a jogar após ser mãe, mas prefere deixar o futuro em aberto:

– Não sei ainda se é uma pausa ou se é definitivo. Não sei como vai ser depois que eu for mãe. Como atleta, eu tive a oportunidade de estar em contato com mães-atletas. E viajar sendo mãe, um mês fora de casa, não sei se vou conseguir. Talvez eu possa voltar, mas não sei se tenho estrutura. Mas vou deixar essa próxima fase em aberto

Nas últimas quatro temporadas, Fê atuou pelo Dentil/Praia Clube. Conquistou Superliga, Campeonato Mineiro, Super Vôlei e esteve em diversas decisões neste período. Foi peça-chave para consolidar o time de Uberlândia entre os principais do país.

– Fiquei quatro anos jogando fora do Brasil, foram longos quatro anos longe. Em 2017, quando eu votei, não imaginava que seria tão bem recebida e não imaginava o quanto eu teria de identidade com o clube, o amor, o carinho. Eu me sinto parte dessa família.

Antes da passagem pelo Praia, ela rodou o mundo: Guangdong Evergrande (CHN), Dínamo Moscou e Dínamo Krasnodar (RUS), Fenerbahce (TUR) e NEC (JAP) foram seus times no exterior. No Brasil, vestiu ainda as camisas de Sogipa, São Caetano, Minas, Pinheiros, Vôlei Futuro e Osasco.

Nesta semana, Fernanda Garay se apresentará ao técnico José Roberto Guimarães no Centro de Desenvolvimento de Saquarema. Iniciará os treinamentos para a disputa da Liga das Nações (VNL) e para a Olimpíada de Tóquio.

– Eu me despeço não da forma que eu gostaria, com o título, mas dei o meu melhor. Vou dar o meu máximo para brigar por Tóquio e fazer o melhor possível para representar a Seleção Brasileira. Tem muito significado depois de uma ano tão difícil que eu tive – disse Garay, antes de começar a chorar.