Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zico lembra o Vasco x Flamengo mais marcante: ‘Com Roberto Dinamite em campo, tudo pode acontecer’

Clássico dos Milhões do início dos anos 1980 foi o mais marcante para o Galinho de Quintino, que despediu do amigo nesta segunda-feira, em São Januário

Escrito por

A rivalidade entre Vasco e Flamengo, uma das maiores do futebol brasileiro, gerou, nos anos 1970 e 1980, também uma das grandes amizades do esporte. Roberto Dinamite, ídolo maior do Cruz-Maltino, e Zico, referência-mor do Rubro-Negro, protagonizaram grandes duelos. Um deles relatado pelo Galinho de Quintino como a maior lembrança que ele vai guardar do herói vascaíno.

- Sem dúvida, o "Jogo da chuva". Aquele jogo em que o pessoal (do Flamengo) já estava quase comemorando, eles (Vasco) jogaram a bola lá para o alto, ele (Roberto Dinamite) cabeceou, ela bateu na defesa, voltou para ele e ele fez o gol. Obrigou a gente a mais um jogo... aquele jogo da chuva é inesquecível, e olha que é uma derrota que eu tive. Mas foi um momento difícil de você acreditar que pudesse acontecer alguma coisa naquele jogo. Mas, com Roberto em campo, tudo pode acontecer - destacou, no velório do amigo, em São Januário, nesta segunda-feira.

O tal "Jogo da chuva" foi a segunda partida da final do Campeonato Carioca de 1981. Por ter vencido dois dos três turnos daquela edição do Estadual, o Flamengo tinha a vantagem de se sagrar campeão caso empatasse a primeira ou a segunda partida da final. O Cruz-Maltino forçou, com o gol de Roberto Dinamite aos 43 minutos do segundo tempo, o terceiro duelo.

-> Confira a tabela do Campeonato Carioca

Zico também comentou os últimos momentos que teve com Roberto. Um deles relativo à Copa do Mundo.

- No dia do primeiro jogo da Seleção, nós estivemos juntos e ele estava muito cansado das cirurgias e da fisioterapia. Só com a saúde que ele tinha para aguentar. Ele foi até onde dava. Foi um guerreiro dentro de campo e na vida. Lutou até o último minuto para tentar estar ao lado da família e dos amigos. Chega um momento que cansa. Eu tinha mandado uma mensagem para ele antes do Jogo das Estrelas e, quando respondeu, já me deixou preocupado. Mas respondeu - destacou Zico.

Zico cultivou amizade com Roberto Dinamite (Armando Paiva/ LANCE!)