Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De virada, Vasco vence o Barcelona e pega o Corinthians na semi nos EUA

Comandados de Cristovão Borges derrotaram a equipe do Equador por 2 a 1 neste domingo e se classificaram para a semifinal dos playoffs da Florida Cup, marcada para quarta-feira

Vasco x Barcelona de Guayaquil (Foto:Divulgação)
Escrito por

A estreia do Vasco em 2017 foi com o pé direito. Na tarde deste domingo, no Central Broward Stadium, em Lauderhill/FL (EUA), a equipe comandada pelo técnico Cristovão Borges derrotou, de virada por 2 a 1, o Barcelona, do Equador. O encontro foi válido pelas quartas de final dos playoffs da Florida Cup e classificou o Vasco à semifinal da competição - quarta-feira, às 22h, o clube disputará diante do Corinthians uma vaga na decisão do torneio.

O time titular formado por Cristovão Borges contou com as estreias dos dois reforços contratados nesta janela, Escudero e Muriqui. Enquanto o primeiro já apresentou um bom ritmo e uma movimentação de qualidade, o segundo precisa de algumas semanas para se adaptar – vale lembrar que há quatro meses sofreu uma entorse.

Tanto o Vasco quanto o Barcelona encararam a partida como se valesse título. O histórico entre as equipes justifica este ponto – a Copa Libertadores de 1998 teve as duas na decisão, que terminou com os vascaínos campeões. Mas apesar de levarem o encontro com seriedade, erros – normais por ser pré-temporada – foram vistos em campo.

E foi de um erro que saiu o primeiro gol do jogo, a favor do Barcelona. Aos 21 minutos da etapa inicial, Muriqui e Rodrigo falharam na marcação em uma jogada iniciada por Vera. Ele tocou para Esterilla e recebeu de volta para estufar as redes e colocar a equipe equatoriana na frente do marcador sobre o Vasco: 1 a 0.

Atrás do marcador, o Vasco acordou e fez a qualidade da partida melhorar. Aos 28, Rodrigo sofreu pênalti – contestável, por sinal – e no minuto seguinte, Nenê assumiu a responsabilidade e foi para a cobrança. O camisa 10 de Cristovão Borges não fez feio e igualou em 1 a 1 o placar.

Nos minutos finais do primeiro tempo a movimentação continuou forte, mas sem perigo ao adversário. Para o segundo tempo, o Barcelona começou a mexer muito e o Vasco ficou na dele, mantendo o esquema titular – diferentemente do que se espera de um jogo de pré-temporada, mas ponto positivo para Cristovão Borges. E isso deu resultado.

Aos oito minutos, Henrique deu bom passe para Guilherme Costa e exigiu boa defesa do goleiro Banguera. Aos 17, Nenê cobrou falta que tirou tinta da trave. O Barcelona não assustava mais o Vasco, que pressionava para que a vaga não fosse definida nos pênaltis. E a pressão surtiu efeito. Aos 38, após cobrança de falta pela direita por Nenê, Rodrigo, livre e oportunista, mandou no meio do gol e garantiu o 2 a 1 para o Vasco. Bom início de 2017 e que siga assim para a fase ruim sofrida pelos torcedores nos últimos anos fique no passado.

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 BARCELONA-EQU

Estádio: Central Broward Stadium, em Lauderhill/FL (EUA)
Data/hora: 15/1/2017 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Andres Pfefenjorn (EUA)
Renda/público: Indisponíveis
Cartões amarelos: Luan, Alan e Evander (VAS) e Aimar, M. Caicedo e Alvez (BAR)

GOLS: Vera 0-1 (21’/1ºT), Nenê 1-1 (29’/1ºT) e Rodrigo 2-1 (38’/2ºT)

VASCO: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Alan (Henrique 5'/2ºT); Evander e Julio dos Santos; Escudero (Guilherme Costa intervalo), Muriqui (Eder Luis intervalo) e Nenê; Thalles (Éderson 20'/2ºT). Técnico: Cristovão Borges.

BARCELONA: Banguera (Lanza 21’/2ºT), Velasco (Valencia 14’/2ºT), Arreaga (Mena intervalo), Aimar e Pineida (B. Caicedo 22’/2ºT); Minda (Calderon 11’/2ºT), Gabriel Marques (S. Castillo 24’/2ºT), Vera (J. Caicedo 24’/2ºT) e Erick Castillo (Alvez 22’/2ºT), Esterilla (Casquete 27’/2ºT) e Caicedo (José Ayovi 15’/2ºT). Técnico: Guillermo Almada.