Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco: Jorginho acirra disputa interna e reservas se tornam protagonistas

Nas últimas quatro rodadas da Série B, jogadores que saíram do banco marcaram seis gols

Nenê e Fábio Gomes marcaram os gols do Vasco na vitória sobre o Criciúma (Daniel Ramalho/Vasco)
Escrito por

A vitória de virada do Vasco sobre o Criciúma por 2 a 1, no último sábado, em São Januário, pela Série B, contou com a contribuição decisiva dos jogadores que saíram do banco de reservas. Nenê e Fábio Gomes marcaram os gols que deixaram o time muito próximo do acesso.

Esse protagonismo dos reservas tem sido rotina desde a vitória por 3 a 2 sobre o Operário. Na ocasião, os gols da virada em Ponta Grossa foram marcados por Bruno Tubarão e Alex Teixeira, que fez dois.

No empate em 1 a 1 com o Sport, o gol foi marcado mais uma vez por um jogador que saiu do banco de reservas. Raniel cobrou com frieza o pênalti que garantiu um ponto precioso ao Vasco e a manutenção da distância para o Leão, que na ocasião era de três pontos.

O retrospecto recente impressiona se levarmos em consideração o número de gols marcados pelos reservas nos jogos anteriores ao do Operário. Apenas quatro, contra seis.

Antes da 33ª rodada - 4 gols

Londrina 0 x 1 Vasco - Raniel fez o gol da vitória

Vasco 3 x 0 Operário - Palácios definiu o placar com um lindo gol de falta

Vasco 4 x 0 CRB - Eguinaldo fechou a goleada

Vasco 4 x 1 Náutico - Figueiredo marcou o 4º gol da vitória

A partir da 33ª rodada - 6 gols

Operário 2 x 3 Vasco - Bruno Tubarão marcou o primeiro e Alex Teixeira fez os últimos dois gols

Sport 1 x 1 Vasco - Raniel cobrou o pênalti que garantiu o empate

Vasco 2 x 1 Criciúma - Nenê empatou e Fábio Gomes virou o jogo

Coincidentemente, o protagonismo dos reservas cresceu justamente após a chegada de Jorginho. Vale lembrar que o treinador reintegrou jogadores que estavam fora dos planos e não treinavam com o restante do elenco. Essa medida serviu de recado para o grupo de que todos teriam chances de jogar e isso acirrou a disputa por espaço entre os atletas.

- Todos são protagonistas, aqueles que entraram, os que iniciaram, os do banco. Muitas vezes em algumas oportunidades os jogadores não entram, mas vibram, organizam a equipe. É o caso do Quintero, ele é um líder nato. Tem visão tática interessantíssima, está sempre conversando com o Joelton, com o Emílio (auxiliares). Quero parabenizar a todos os atletas por acreditarem que o Vasco é o time da virada, o time do amor. Precisava ser dessa forma. Mas não alcançamos ainda nosso objetivo. Falta pouco para que isso realmente aconteça - afirmou Jorginho em entrevista coletiva após o jogo contra o Criciúma.

+ VASCO É O VICE-LÍDER DA SÉRIE B

Além do gols, os reservas contribuíram também com assistências e jogadas decisiva. Na semana passada, o LANCE! relembrou que Gabriel Pec deu assistência para o gol da vitória sobre o Operário e voltou a ser decisivo com o cruzamento para o gol de Fábio Gomes. Alex Teixeira sofreu o pênalti contra o Sport, após um chute de Pec no qual o goleiro deu rebote.

+ Reservas do Vasco crescem em reta final e ganham destaque na luta pelo acesso

O elenco do Vasco folga neste domingo e se reapresenta na próxima segunda-feira, quando inicia a preparação para o jogo contra o Sampaio Corrêa, quinta-feira, em São Januário. O Cruz-Maltino é o vice-líder da Série B com 59 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Grêmio, que encara o Náutico, às 16h, no Estádio dos Aflitos. O time gaúcho soma 58 pontos e se vencer, garante o acesso para a Série A.