Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Um velho conhecido: Vasco reedita finais de 1992 e 2019 e encara o São Paulo nas oitavas da Copinha

Meninos da Colina têm o melhor ataque, o artilheiro da competição e chega com moral. Na terceira fase, a equipe eliminou o Audax-SP nos pênaltis, com destaque para o goleiro Cadu

Vasco derrotou o Audax-SP nos pênaltis e está nas oitavas da Copinha (Alexandre Neto/@foto.alexandreneto)
Escrito por

No comando do técnico Igor Guerra, o Vasco tem feito uma grande campanha na Copinha. Com o melhor ataque da competição - 24 gols - e o artilheiro Figueiredo - balançou a rede em 7 oportunidades - o time entra em campo nesta segunda-feira. O adversário das oitavas é um velho conhecido, o São Paulo, com quem já disputou duas decisões na história do torneio. O duelo está marcado para o Anacleto Campanela, em São Caetano, às 20h.

O primeiro encontro dos dois gigantes foi em 1992. Na época, o Cruz-Maltino almejava o título inédito e tinha em seu elenco Pimentel, Leandro Ávila e Valdir Bigode. Nomes que mais tarde figuraram no tricampeonato carioca (92-93-94). O São Paulo também buscava o primeiro título, algo que só aconteceria no ano seguinte, e tinha em seu elenco Alexandre, Doriva, Pavão e Sérgio Baresi.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Carioca

Depois do empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e a igualdade na prorrogação, o público que compareceu ao Pacaembu viu os cariocas triunfarem e erguerem a taça. Nos pênaltis, Mona desperdiçou e Fábio sacramentou o título ao bater no canto da meta do goleiro Alexandre. 

Vinte e sete anos depois, os clubes se reencontraram em mais uma decisão de Copinha, em 2019. Alguns jogadores daquela final ainda estão no elenco cruz-maltino: Riquelme, Laranjeira e Ulisses. Outros deixaram o clube após a pífia temporada 2021: Caio Lopes, Lucas Santos e Cayo Tenório (emprestado). 

+ Vasco já anunciou um time inteiro de reforços a dez dias da estreia no Carioca; clube busca outros nomes

O Tricolor Paulista abriu 2 a 0 com Gabriel Novaes e Antony, mas o Gigante da Colina empatou com Lucas Santos e Tiago Reis. Nos pênaltis, apenas Lucas Santos converteu para o Vasco, e o São Paulo conquistou o título pela quarta vez.

Ao longo da história da competição, o São Paulo já chegou a onze decisões, sendo campeão em 1993, 2000, 2010 e 2019. O Vasco, por sua vez, conquistou o título em 1992, mas foi derrotado pelo Corinthians na decisão de 1999.

Depois de um hiato de um ano por causa da Covid-19, a tradicional Copinha voltou para a alegria dos torcedores. Os Meninos da Colina enfileiraram goleadas no início, mas na terceira fase só conseguiram avançar nos pênaltis diante do Audax-SP. Cadu brilhou ao defender duas cobranças e aumentou a confiança dos meninos.

+ Mais distante: Exigência do Kashiwa Reysol esfria negociação de Pedro Raul com o Vasco; Entenda

Do lado do São Paulo, o técnico Alex tem feito um trabalho de destaque e a equipe sofreu apenas um gol na competição. Com 100% de aproveitamento, o Tricolor Paulista balançou a rede 15 vezes. Caio e Vitinho são os artilheiros do time com quatro e três gols respectivamente.