Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Silvio Godoi retira candidatura do Conselho, e Beneméritos do Vasco buscam nome de consenso

Votação para definir a mesa diretora do órgão no próximo triênio acontece nesta sexta-feira, em São Januário. Peralta tenta na justiça mudar o sistema do pleito para híbrido

Silvio Godoi desiste de tentar a reeleição à presidência do Conselho de Beneméritos do Vasco (Divulgação Vasco)
Escrito por

Durante a última semana, as mudanças no Conselho de Beneméritos do Vasco conviveram com momentos cercados de acusações. O órgão passará por uma eleição nesta sexta-feira para definir sua mesa diretora para o próximo triênio. Porém, diante do impasse sobre a forma em que o pleito será realizado, o atual presidente do conselho, Silvio Godoi, anunciou que não tentará a reeleição e convidou Antônio Peralta, para pensar em um nome de consenso no clube. 

> Confira a tabela atualizada do Brasileirão 2020 e simule os resultados

Com isso, Godoi fez o anúncio poucas horas após Antônio Peralta entrar na justiça e solicitar que a votação desta sexta seja de maneira híbrida, com votos presenciais e on-line. Neste sentido, as negociações para a escolha de um nome acontecem nesta quinta. Um possível candidato, que pode ser de consenso ou não, é André Luiz Vieira Afonso. Ele é benemérito e foi vice-presidente de patrimônio do clube.


Confira o comunicado de Silvio Godoi, Presidente do Conselho de Beneméritos do Vasco


Em virtude dos últimos acontecimentos, gostaria de deixar claro que o meu único lado sempre foi o Vasco da Gama. Ao longo dos 36 anos ininterruptos de relevantes serviços prestados, busquei sempre ajudar e fazer o melhor para o Club, ao contrário de alguns oportunistas que muitas vezes fugiram de suas responsabilidades.

Aproveito a mensagem do Grande Benemérito José Luis Moreira para corroborar que é hora de renovação no Conselho de Beneméritos, por isso comunico que o meu ciclo está encerrado. Convido o Grande Benemérito Antônio Peralta para um entendimento de um nome de consenso para o bem da Instituição. Continuarei à disposição do Club para colaborar no que for necessário.


Entenda o impasse na votação desta sexta-feira


Apesar das brigas jurídicas, o Vasco empossou seu novo mandatário Jorge Salgado, os novos vice-presidentes administrativos e os presidentes dos conselhos Deliberativo e Fiscal. O próximo passo será a definição da mesa diretora do Conselho de Beneméritos no próximo triênio, a ser realizada nesta sexta, no ginásio de São Januário, entre 10h e 16h.

Para isso, Silvio Godoi, presidente do conselho, convocou a eleição após o vice-presidente do Conselho de Beneméritos do Gigante da Colina, José Luís Moreira, ter se manifestado a favor da realização do pleito e estipulado um prazo até quarta-feira para a definição dos nomes, conforme adiantou o site 'Globo Esporte'.

Vale destacar que a votação respeitará os protocolos de saúde e segurança contra o Coronavírus e a contagem de votos ocorrerá logo após o fim da eleição às 16h. Será obrigatório o uso de máscara e os assentos terão dois metros de distância. No documento divulgado, Godoi revogou a decisão de prorrogar por 90 dias o mandato da mesa diretora, por conta da pandemia.

Nesta quarta-feira, o grande benemérito e presidente da escola de samba Unidos da Tijuca, Fernando Horta, fez acusações a Godoi em uma entrevista ao portal 'Uol'. Há expectativa que novamente a Justiça decida o formato de um evento do Vasco.

A importância do Conselho de Beneméritos na história recente do Vasco


O Conselho de Beneméritos do Vasco é um órgão moderador do clube. Diferentemente dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, não tem formação da mesa diretora por eleição a partir das chapas eleitas na disputa principal, que teve Jorge Salgado como vencedor no último 14 de novembro.

Por décadas, Eurico Miranda foi o manda-chuva dos beneméritos. Quando não presidente de tal órgão, era a voz principal, e acabava sendo decisivo nas disputas internas. Isso porque tal conselho tem 150 nomes, que se juntam aos 150 eleitos para a formação do Deliberativo.

Mais recentemente, já após a morte de Eurico e perto da eleição do ano passado, a Junta Deliberativa, formada pelos presidentes dos poderes do clube, também esteve em evidência. Mas no cenário atual, o Conselho de Beneméritos está dividido.