Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco tem sete ações de sócios que podem gerar reviravoltas até o dia decisivo da venda da SAF para a 777

Andamentos processuais prometem movimentar os dias até a decisiva Assembleia Geral Extraordinária que vai definir os trilhos do futebol do Cruz-Maltino<br>

AGE decisiva para os rumos do futebol do Vasco será neste dia domingo. Dia 7 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Sete é o número chave. Faz parte do nome da 777 Partners, que tem a intenção de comprar 70% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco por R$ 700 milhões. Além disso, representa a quantidade de processos ajuizados por sócios do clube, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Confira o levantamento feito pelo LANCE!.

1 - Exibição de documentos

Alguns sócios do Vasco acionaram a Justiça para obterem informações sobre a operação, que até o momento, era embrionária. 
Dentre os requerimentos, os vascaínos solicitaram todos os documentos pertinentes ao caso. Foi aqui onde tudo começou.

O juiz da 21ª Vara Cível negou o pedido liminar. O grupo recorreu e foi derrotado também em segunda instância. Em maio, o magistrado considerou a improcedência do pedido. Também argumentou que os autores "pretendem a inversão da ordem natural do processo relativo à venda da SAF do clube".

2 - Recurso interposto por sócios

Com a negativa em 1ª instância, o grupo de cruz-maltinos interpôs o recurso de apelação, que ainda será distribuído. Anteriormente, os autores da ação não conseguiram uma liminar e recorreram da decisão do magistrado.

Porém, o desembargador da Segunda Câmara Cível considerou improcedente e ponderou que a AGE de 24 de março trataria apenas da alteração do estatuto. Com isso, o recurso foi extinto e está arquivado.

3 - Requerimento para suspender efeitos da sentença

Ao mesmo tempo da apelação foi feito um requerimento para suspender os efeitos da sentença. Desta vez, os vascaínos conseguiram a determinação para que o clube exibisse os contratos celebrados com a 777 Partners.

O Vasco recorreu e conseguiu a revogação. Cabe destacar que o magistrado reconheceu a necessidade do sigilo dos documentos.

4 - Plantão Noturno

O mesmo grupo de sócios que segue com os processos citados acima acionou o plantão do Judiciário no último dia 27. Ou seja, na mesma noite em que o Conselho Deliberativo que recomendou a venda da SAF para a 777. Naquele momento, obtiveram uma decisão para suspender os efeitos daquela votação realizada na Sede Náutica da Lagoa.

Segundo informações obtidas pela reportagem do LANCE!, o Cruz-Maltino contestou e pediu a anulação da revogação da liminar concedida pela juíza. O clube se baseou na decisão proferida pelo desembargador, que reconheceu a necessidade do sigilo. Por outro lado, os autores do processo pedem a anulação da AGE marcada para este domingo.

5 - Alerj entra em cena

A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ajuizou uma ação para que fosse determinado que o Vasco exibisse documentos trocados com a 777 Partners a sócios votantes na AGE deste domingo. E mais uma liminar foi dada com tal determinação.

6 - Mais um capítulo entre Vasco SAF x Alerj

Posteriormente, o clube pediu a reconsideração e a desembargadora do caso foi favorável ao Gigante, suspendendo a decisão. Por fim, a Comissão da Alerj interpôs um recurso que foi para a apreciação da magistrada.

7 - Polêmica com os sócios mortos

A lista de sócios aptos a votar da última AGE contou com dois mortos. Porém, dessa vez um grupo diferente de vascaínos entrou com uma ação no TJ-RJ. A juíza da causa já negou duas vezes a concessão da liminar. 

Os cruz-maltinos querem uma clonagem do HD e/ou banco de dados dos computadores do Vasco e/ou prestadores de serviços, nos quais estão contidos os dados cadastrais dos sócios. Também entendem precisar de cópia e/ou busca e apreensão de todas as fichas de inscrição e financeira dos sócios que não estão lançadas no sistema de informática do clube. Isso para que uma nova lista seja elaborada por perícia técnica.​