Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Roberto Dinamite relembra a conquista do Brasileiro de 1974, que completa 47 anos neste domingo

Em entrevista à VascoTV, ídolo visitou o Maracanã, palco da decisão, falou sobre a primeira conquista nacional do clube carioca e comentou sobre o time que derrotou o Cruzeiro

Time -base do Vasco na conquista do Campeonato Brasileiro de 1974 (Foto: Acervo LANCE!)
Escrito por

Uma das maiores conquistas da história do Vasco completa 47 anos neste domingo. Trata-se do primeiro título do Campeonato Brasileiro da história do clube carioca em 1974 ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1, no Maracanã. Em entrevista à VascoTV, Roberto Dinamite relembrou o feito, citou que foi o seu primeiro momento como titular do Cruz-Maltino, e falou sobre o elenco que ergueu aquele troféu.

+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro 

- 47 anos do primeiro título brasileiro do Vasco. nós vencemos aqui (no Maracanã) o Cruzeiro por 2 a 1. Para mim foi motivo de orgulho, pois foi o meu primeiro Campeonato Brasileiro como titular do Vasco. O Vasco foi campeão e eu fui o artilheiro da competição. E ali começou uma trajetória, eu tinha 19 para 20 anos e me tornava pela primeira vez artilheiro e o clube campeão pela primeira vez do Brasileiro - disse Dinamite em entrevista dentro do Maracanã, e acrescentou:

- Um momento único e muito especial. Com 20 anos, eu era o garoto do time, Meus companheiro em sua grande maioria já estavam com 25 para lá. E isso foi muito importante neste início, pois quando eu comecei a fazer gols nesse campeonato, eu passei a ter uma marcação mais forte, uma chagada mais forte dos adversários. Esses meus companheiros de equipes que eram Andrada, Paulo César, Alfinete, Alcir, Ademir, Zanata, Jorginho Carvoeiro, eu e Luís Carlos, esse era o time. Eles me deram uma força muito legal nesse campeonato - completou. 

Comemoração do gol de Jorginho Carvoeiro (Foto: Acervo LANCE!)


A página oficial do Campeonato Brasileiro no Twitter também fez uma postagem relembrando o título do Vasco, que foi o primeiro a conquistar a competição entre os cariocas. Na conquista, Dinamite foi artilheiro com 16 gols e iniciava sua carreira que marcou o coração de cada torcedor vascaíno, com muitos gols e feitos históricos.

Na decisão, o Vasco derrotou o Cruzeiro em um Maracanã lotado (mais de 110 mil pessoas) com a magia do antigo estádio com arquibancada e geral. Ademir abriu o placar no primeiro tempo, mas Nelinho empatou para a Raposa na etapa final. Aos 33, Jorginho Carvoeiro marcou o gol do título e enlouqueceu a torcida vascaína no Maracanã. 

- Duas coisas que me marcavam muito eram arquibancada e geral. Era um momento que vocês estava muito mais próximo do torcedor. Era algo que fazia o nosso coração no gol bater a mais de 100. Quando você voltava para o meio seu coração já volta ao normal, batia a 60 e entrava no ritmo de jogo novamente - frisou Roberto.

FICHA DA FINAL:

Vasco da Gama 2×1 Cruzeiro
Data:
01/08/1974
Local: Maracanã
Público: 112.993 pagantes
Árbitro: Armando Marques
Gols: Ademir 14/1ºT (VAS), Nelinho 19/2ºT (CRU) e Jorginho Carvoeiro 33/2ºT (VAS).

Vasco: Andrada, Fidélis, Miguel, Moisés, Alfinete; Alcir, Zanata; Jorginho Carvoeiro, Ademir, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Técnico: Mário Travaglini

Cruzeiro: Vítor, Nelinho, Perfumo, Darci Menezes, Vanderley, Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Roberto Batata, Palhinha (Joãozinho) e Eduardo (Baiano). Técnico: Ílton Chaves