Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Queda, título e acesso: relembre as passagens de Jorginho pelo Vasco

Acertado com o Cruz-Maltino para a reta final da Série B, o treinador chega nesta terça-feira para a sua terceira passagem no Gigante da Colina e tem a missão conseguir o acesso

Jorginho vai para a sua terceira passagem pelo Vasco (Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)
Escrito por

Um velho conhecido da torcida chega ao comando técnico do Vasco. Anunciado nesta terça-feira, Jorginho vai para sua terceira passagem pelo clube. A primeira foi entre 2015 e 2016, com quase salvação de rebaixamento e acesso na temporada seguinte. A segunda vez foi num curto período em 2018. Agora, terá o desafio de retornar o clube da Colina à Série A.


Em 2015, Jorginho assumiu o Vasco no meio da temporada após passagem pelo futebol do Emirados Árabes. Foram 19 jogos pelo Campeonato Brasileiro, com sete vitórias, sete empates e cinco derrotas. Ele chegou com a missão de salvar o time do rebaixamento, mas ficou no quase. O clube terminou na 18ª colocação após empate com o Coritiba na última rodada do Brasileirão. Além disso, chegou a disputar a Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo São Paulo nas quartas de final da competição. Mesmo assim, o treinador permaneceu no cargo para o ano seguinte.

Também neste mesmo ano, só que fora de campo, Jorginho teve uma polêmica. A coluna “Gente Boa”, do jornal "O Globo”, informou, na época, que o treinador vascaíno mandou retirar a imagem de Nossa Senhora Aparecida da sala de imprensa do clube, justamente por ser evangélico. No entanto, o comandante negou a história e afirmou, através de sua assessoria de imprensa, que “respeita as tradições do clube e a crença religiosa de cada um”.

Em 2016, o Vasco iniciou o ano com o título do Campeonato Carioca – inclusive, o último do clube, e conquistado de forma invicta – e também conseguiu o tão sonhado acesso à Série A. Jorginho comandou o Cruz-Maltino em 62 partidas da temporada, com 35 vitórias, 15 empates e 12 derrotas. Pela Copa do Brasil, o time da Colina chegou até as oitavas de final e foi eliminado pelo Santos.


Em 2018, porém a situação foi bem diferente. O treinador comandou o clube em apenas dez jogos, com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas - aproveitamento de 43,33%. Em seu comunicado de despedida, Jorginho citou o "momento político conturbado".

Ao todo, Jorginho acumula 95 jogos, tendo um aproveitamento de 49%. O técnico chegou a ter uma sequência de 34 partidas de invencibilidade entre 2015 e 2016. Contudo, sob seu comando, o Vasco sofreu gols em 65% das partidas e fez gols em 87% delas.

Agora, Jorginho chega para concretizar o acesso à elite do futebol nacional. O Vasco ocupa a quarta colocação da Série B, com 45 pontos. Nesta terça-feira, ele deve comandar o seu primeiro treino no CT Moacyr Barbosa e estreia no domingo, quando enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, às 16h (de Brasília).