Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Qual o meio-campo que resolve? Os dilemas do Vasco para tentar crescer

Na última tentativa de arrancar rumo ao sonho da Copa Libertadores, Vanderlei Luxemburgo precisa encontrar a melhor forma de o Cruz-Maltino dispor o setor central

Richard se tornou um ponto de referência no meio-campo do Vasco (Foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE F.C.)
Escrito por

O Vasco de Vanderlei Luxemburgo, já distante da zona de rebaixamento, se permitiu ser mais ofensivo, mas vem sofrendo para criar de forma natural. Tanto que são três jogos sem vencer. E em meio às opções para qualificar o setor ofensivo, o treinador fez de Fredy Guarín um meia quase atacante contra o Fluminense, neste sábado. Não funcionou e o colombiano foi substituído ainda no intervalo, assim como Bruno Gomes.

TABELA
> Confira a classificação e o simulador do Brasileiro clicando aqui


- Hoje o Guarín ficou solto, aí o Bruno tomou cartão e eu inverti o triângulo do meio-campo. A substituição foi porque eu preferi voltar com o nosso meio-campo, acho que eu me equivoquei hoje. Talvez na posição do Guarín - admitiu o treinador, após a partida contra o Tricolor. E completou sobre a condição física de um dos últimos contratados da temporada:

- Hoje, talvez, não devesse nem ter começado com ele, vou conversar com ele até. Ele é um grande jogador. Para o próximo jogo, com certeza vai estar melhor do que hoje - avaliou o treinador.

De fato, quando mais avançado o colombiano não deu a dinâmica necessária para a função. Após ser recuado, o time fluiu mais. Mas é justamente aí que entra o dilema do time cruz-maltino. Como atacar melhor para almejar um lugar ao sol se o time flui melhor, na visão do comandante, com o trio que foi importante na arrancada contra a degola?

Richard, Raul e Marcos Junior formaram o meio-campo durante a etapa final. E Luxemburgo tem à disposição, além de Guarín e Bruno Gomes, de passe qualificado, meias de ofício. O mais utilizado, atualmente, é Felipe Ferreira. Bruno César, Marquinho e Gabriel Pec são outros, mas passam longe de ser prioridade para a criação.

Para o duelo contra o Palmeiras, na quarta-feira, além da dificuldade do vice-colocado do Campeonato Brasileiro, o time terá duas mudanças obrigatórias e quase nenhum tempo para treino da nova formação sem os suspensos Richard e Bruno Gomes. Exatamente no setor crucial.