Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Vasco
escudo default
3
3
escudo default
Bahia

Em partida eletrizante, Vasco empata com o Bahia em São Januário e conquista a Copa do Brasil sub-20

Gigante da Colina abriu 2 a 0 com gols de  João Laranjeira e Matías Galarza, mas o Tricolor virou com Gabriel, Douglas Borel e Marcelo. No fim, Caio Eduardo fez o gol do título 

Vasco empata com o Bahia  e conquista o título inédito da copa do Brasil sub-20 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

O Vasco empatou com o Bahia, em São Januário, por 3 a 3, neste domingo, e conquistou o título inédito da Copa do Brasil sub-20. No primeiro tempo,  João Laranjeira e o paraguaio Matías Galarza marcaram para os cariocas, enquanto Gabriel descontou para os baianos. Já na etapa final, Douglas Borel e Marcelo viraram para o Tricolor, mas Caio Eduardo fez o gol do título do Gigante da Colina no fim. 


Com o título, os Meninos da Colina aumentaram a expectativa da torcida para uma safra de novos jogadores, que podem render bons frutos ao time profissional. Durante a partida, Maurício Copertino, auxiliar de Luxemburgo, e Alexandre Pássaro, novo diretor executivo e Fabiano Lunz, supervisor de futebol, acompanharam de perto a decisão.

+Confira e simule a classificação do Campeonato Brasileiro


Esquadrão Tricolor antecipa a marcação
A partida começou muito disputada, com as duas equipes se estudando no meio-campo. Com muita disposição, o Bahia procurou explorar uma marcação alta, não dando espaço para o Vasco sair jogando. Dessa forma, os cariocas cometeram alguns erros defensivos, que não foram aproveitados pelos baianos. Na melhor oportunidade, o goleiro Cadu saiu jogando errado e deu um presente para Daniel, que bateu fraco para boa recuperação do arqueiro vascaíno. 

Gol bem anulado do Cruz-Maltino
Apesar do Bahia trabalhar bem a marcação no meio-campo não dando espaço para o setor ofensivo do adversário, foi o Vasco que teve as melhores chances de abrir o placar ainda no primeiro tempo. Após boa jogada do lateral-esquerdo Riquelme, que cruzou rasteiro na área, Caio Lopes dividiu com o zagueiro e a bola sobrou para Gabriel Pec estufar a rede. No entanto, o gol foi bem anulado, já que a pelota bateu na mão do camisa 11 na origem da jogada.

Artilheiro abre o placar
Com muita liberdade pelo lado esquerdo, Riquelme aproveitou e explorou bem os espaços, sendo um jogador importante no setor ofensivo vascaíno. Até que aos 25 minutos, Gabriel Pec construiu uma linda jogada ao fazer fila na defesa do Bahia e só teve o trabalho de rolar a bola para Laranjeira. O artilheiro do Gigante da Colina na competição estufou a rede e abriu o placar. 

Paraguaio amplia, mas Bahia diminui
Seis minutos depois, a defesa do Bahia vacilou e o Vasco ampliou o placar. O zagueiro Lucimário tentou proteger a bola diante do goleiro Fabrício, mas o camisa 8 Matías Galarza aproveitou o erro e com apenas um toque ampliou o placar. No fim da primeira etapa, após cobrança de escanteio, Gabriel se antecipou, e mesmo ao se chocar com o goleiro Cadu, diminuiu e recolocou o Tricolor na partida.  

Vira-vira Tricolor!
Na etapa final, o Bahia foi com tudo para cima em busca do resultado e conseguiu empatar aos 21 minutos. Thales recebeu na ponta esquerda e cruzou na medida para Douglas Borel finalizar no fundo da meta da Cadu. Logo depois, Daniel deu um ótimo passe para Marcelo, que dominou com categoria, e colocou no canto para virar o jogo para o Tricolor e dar esperança à torcida.

Pressão vascaína até o fim
Na sequência do jogo, Gabriel, do Bahia, fez falta em Matías Galarza e foi expulso, deixando o Bahia com menos um. A partir disso, o Vasco passou a pressionar em busca do empate. Aos 42, Caio Lopes aproveitou o belo cruzamento de Riquelme e cabeceou com perigo, mas o goleiro do tricolor salvou, afastando o perigo. 

Gol do título inédito
Aos 47, Caio Eduardo, de apenas 17 anos, que entrou no segundo tempo, fez uma linda tabela pela esquerda, e chutou com força para estufar as redes do Bahia e sacramentar o título inédito do Vasco na Copa do Brasil sub-20. O iluminado atleta era titular da equipe, mas ficou na reserva porque Riquelme, que estava nos profissionais voltou para jogar a decisão. 

FICHA TÉCNICA
VASCO 3X3 BAHIA


Data/Hora: 03/01/2021, às 19h
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rejane Caetano da Silva (FIFA-RJ)
Assistentes: Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sa (RJ) e Rafael Sepeda de Souza (RJ)
Renda/Público: Portões fechados

Cartões amarelos: Jeferson Douglas, Barcellos, Gabriel e Marcelo (BAH) / Matías Galarza (VAS)
Cartão vermelho: Gabriel (BAH)

Gols: Laranjeira (25'/1ºT) (1-0) e Matías Galarza (31'/1ºT) (2-0),  Gabriel (46'/1ºT) (2-1), Douglas Borel (21'/21ºTT) (2-2), Marcelo (24'/2ºT) (2-3), Caio Eduardo (47'/2ºT) (3-3).

VASCO (Técnico: Diogo Siston)
Cadu, JP Galvão, Menezes, Zé Vitor, Riquelme (Caio Eduardo 43'/2ºT); Caio Lopes, Matias (Weverton 50'/2ºT), João Pedro (Marcos Dias 29'/2ºT), Gabriel Pec (Rodrigo 50'/2ºT) , MT (Arthur 29'/2ºT); Laranjeira (Juan 43'/2ºT).

BAHIA (Técnico: Eduardo Guadagnucci)
Fabricio, Douglas Borel, Gabriel, Lucimário, Thales (Pedro 29'/2ºT); Barcellos (Pará - intervalo), Hiago (João Vitor 15'/2ºT), Jeferson Douglas; Daniel, Christian (Gregory 15'/2ºT) e Marcelo (Ryan 29'/2ºT).