Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O Pedrinho te calou! Chocolate do Vasco sobre o Flamengo pelo Carioca completa 22 anos

Em 23 de abril de 2000, Domingo de Páscoa, o Cruz-Maltino goleou o Rubro-Negro por 5 a 1, conquistou a Taça Guanabara em um clássico marcado por provocações e embaixadinhas

Pedrinho marcou o 5º gol do Vasco e mandou a torcida do Flamengo se calar (Reprodução)
Escrito por

Com a ausência de vitórias na Série B, momentos de alegria estão cada vez mais escassos para o torcedor vascaíno. No entanto, a data de hoje remete a um dia de muita alegria. Há 22 anos, o Vasco goleou o Flamengo por 5 a 1, no Maracanã e conquistou a Taça Guanabara de 2000. De quebra, imortalizou o clássico que ficou conhecido como o do "Chocolate".

Era Domingo de Páscoa e o Vasco distribuiu 40 mil ovos de chocolate para os seus torcedores antes do início da partida, a mando do então vice-presidente Eurico Miranda, que gostava de provocar o Flamengo. O Rubro-Negro até saiu na frente, logo aos 6 minutos com Leandro Machado, mas o Cruz-Maltino virou ainda no primeiro tempo com Felipe e Romário.

O Baixinho marcaria mais dois gols nos primeiros 11 minutos do segundo tempo e logo em seguida foi substituído por causa de um desconforto muscular na coxa direita. Os três gols do lendário atacante foram ofuscados por Pedrinho, que roubou a cena devido as provocações protagonizadas pelo jogador.

Ao marcar de pênalti, Pedrinho mandou a torcida do Flamengo se calar. Recentemente, quando eternizou as suas pegadas na Calçada da Fama do Maracanã, o ídolo do Vasco justificou a comemoração e a provocação diante dos rubro-negros.

- Teve um clássico que eu fui convidado pela TV Globo e participei de um intervalo da transmissão. A torcida do Flamengo me xingou de tudo que foi nome. Isso foi o estímulo que me faltava para eu me recuperar, porque eu já estava desanimado após a segunda cirurgia. Depois veio o jogo do Chocolate e a minha situação no Vasco já não estava legal por causa de alguns problemas. Então eu falei: 'hoje é o jogo da minha vida' e eu quis fazer de tudo. Fiz um grande jogo, fiz embaixadinhas, fiz gol de pênalti, pedi silêncio e foi marcante. Virou bandeirão, gerou cânticos e eu não esperava essas homenagens".

As expulsões também marcaram aquele Clássico dos Milhões. Ao todo, seis jogadores foram para o vestiário mais cedo, três para cada lado e sempre por se envolverem em confusão. Os primeiros a levarem cartão vermelho foram Luiz Alberto e Viola, ainda no primeiro tempo. Já na etapa final, Beto e Odvan e na sequência Fábio Baiano e Alex Oliveira, também foram expulsos.

No fim do jogo, volta olímpica para o Vasco, campeão da Taça Guanabara e festa para os torcedores vascaínos no Maracanã.

Flamengo 1 x 5 Vasco

Data: 23/04/2000 (Domingo de Páscoa)
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 53.750

Flamengo: Clemer, Fábio Baiano, Fabão, Juan e Luiz Alberto; Leandro Ávila, Beto, Petkovic e Rodrigo Mendes; Leandro Machado (Lúcio 15' do 2º) e Reinaldo (Tuta 15' do 2º). Técnico: Paulo César Carpegiani.

Vasco: Hélton, Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Nasa, Felipe e Pedrinho (Júnior Baiano 29' do 2º); Viola e Romário (Alex Oliveira 16' do 2º). Técnico: Abel Braga.

Cartões Amarelos: Juan, Leandro Ávila, Petkovic, Beto e Leandro Machado (Flamengo); Paulo Miranda, Amaral e Nasa (Vasco).

Cartões Vermelhos: Luiz Alberto 30' do 1º, Beto 26' do 2º e Fábio Baiano 39' do 2º (Flamengo); Viola 30' do 1º, Odvan 26' do 2º e Alex Oliveira 39' do 2º (Vasco).

Árbitro: Ubiraci Damásio (RJ)
Auxiliares: Luiz Antônio Leitão (RJ) e José Carlos Santiago (RJ).