Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em nota à CBF, Vasco protesta contra a arbitragem e o ‘mau uso’ do VAR

Mensagem dura a Leonardo Gaciba, chefe da comissão de arbitragem, critica anulação do gol de Werley, contra o Corinthians, e lembra outros prejuízos ao time, mesmo com o VAR

Imagens disponíveis não esclarecem a marcação de impedimento que anulou o gol do rival(Reprodução/Premiere)
Escrito por

Se no último domingo as palavras de Vanderlei Luxemburgo foram duras contra o chefe da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, nesta segunda-feira o Vasco subiu o tom. Nesta segunda-feira, o clube enviou carta à CBF com críticas fortes à conduta dos juízes das partidas, ao que chamou de "mau uso do VAR" e ao prejuízo que isso tem causado ao Vasco no atual Campeonato Brasileiro.

A carta foi endereçada ao secretário-geral da CBF, Walter Feldman e a Gaciba, e publicada também no site oficial do clube. Assinada pelo presidente do Cruz-Maltino, Alexandre Campello, o documento cita "seguidos erros contra o clube" e "perda de pontos cruciais".

Confira alguns trechos do documento:

"... partidas do Vasco - para não citarmos também outros jogos da competição - vêm sendo sistematicamente maculadas pelo uso indevido e equivocado da tecnologia de vídeo. Uma ferramenta com o intuito de trazer justiça e reduzir a interferência de falhas humanas nos jogos tem inexplicavelmente surtido o efeito oposto..."

"... Brasil tem conseguido aumentar a incidência dos erros de arbitragem e o nível de intervenção dos juízes no placar final. Os critérios são confusos e aplicados de maneira distinta rodada a rodada..."

"... a própria imagem congelada disponibilizada durante a transmissão mostra que o jogador estava SOMENTE com o braço à frente do penúltimo atleta do Corinthians."

Neste último caso, o Vasco cita especificamente o gol de Werley, anulado pela arbitragem e cujas imagens divulgadas não comprovam o assinalado pelo VAR, e referendado pelo árbitro da partida, Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG). O clube lembra que o mesmo Ricardo apitou pênalti na partida do Cruz-Maltino contra o Palmeiras. Mas lances como aquele em que foi marcado toque no braço esquerdo de Leandro Castan não estariam tendo marcação semelhante em outros jogos.

O Vasco lembra também prejuízo em jogos contra Grêmio, CSA e Athletico-PR. Diante do Tricolor Gaúcho, a partir estava 1 a 0 e, na origem da jogada que terminou no gol de Yago Pikachu, uma falta polêmica de Rossi foi marcada; diante das equipes alagoana e paranaense, a reclamação é de pênalti a favor não marcado.

A carta lembra que o próprio Leonardo Gaciba esteve no CT do Almirante na última semana. O chefe da comissão de arbitragem palestrou aos atletas, mas foi cobrado por Vanderlei Luxemburgo, após a partida. O Vasco pede a divulgação dos áudios e vídeos disponíveis da comunicação entre o quinteto de arbitragem que trabalhou no duelo entre o Cruz-Maltino e o Corinthians.