Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Adeus de Douglas: Propostas da Europa aceleraram acerto com City

Observado desde janeiro pela equipe de scout dos Citizens, jogador foi disputado por CSKA e Lyon, antes de fechar; volante ainda aguarda contato com Guardiola na próxima semana

Tatiane Ramalho/Lancepress!
Escrito por

Foi rápido o negócio entre Douglas, Vasco e Manchester City (ING). O jogador encantou a equipe de scout dos Citizens no início de 2017, quando foi um dos poucos jogadores que se destacaram no Sul-Americano sub-20, deste ano, com a Seleção Brasileira. No radar, também estava o meia Mateus Vital, porém o volante encabeçava uma lista de nomes dos principais jogadores a serem observados de perto. O que acelerou ainda mais o negócio foi o interesse, concreto, do CSKA, da Rússia, e do Lyon, da França. 

Cobiçado por essas equipes, o Manchester City se viu obrigado a entrar em contato com o Vasco para impedir que a promessa fosse para outra equipe da Europa. Os relatórios sobre Douglas destacavam sua qualidade e o potencial para revezar entre primeiro e segundo volante, da forma que Pep Guardiola, treinador do clube inglês, gosta em seus jogadores. O espanhol ainda não conversou com o brasileiro, mas quer ter um primeiro contato na próxima semana, assim  que ele estiver na Inglaterra para assinar vínculo.

Douglas, inicialmente, vai defender o Girona, da Espanha. O clube é uma espécie de filial do City, mesmo ainda não sendo parte do City Group, ele tem como um dos administradores o irmão de Pep, Pere Guardiola. No negócio, entre um  diretor do City e o representante de Douglas, Carlos Leite, foi passado o projeto a longo prazo que o clube tem pela joia. Douglas vai assinar por cinco temporadas. Será pago, por agora, 12 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões) e mais três milhões de euros (cerca de R$ 11 milhões), assim que o volante for integrado ao elenco do City. Gatilhos no contrato podem aumentar a transação em mais três milhões de euros, de acordo com metas cumpridas em Manchester.

O projeto visando a contratação de Douglas, era parecido com o que clube pensava com Gabriel Jesus. O garoto foi indicado ainda em 2014, quando engatinhava nos profissionais do Palmeiras. Para não acontecer o que houve naquele caso, com o forte assédio de russos e franceses em Douglas, o City resolveu agir e chegou aos valores pedidos pelo Vasco.


Na época, quando se interessou por Gabriel Jesus, o City deixou a situação em stand by, mas viu o sucesso do menino e o valor de compra aumentando cada vez. Naquele momento, foi preciso investir pesado e trazer Jesus para atuar na equipe principal e não que o jovem fosse emprestado, como é o caso de Douglas. O atacante teve até o Porto como destino por empréstimo, mas Guardiola entrou no circuito e o convenceu a aceitar o City, onde teria chances, que foi correspondida brevemente.

A chegada do Girona à elite da Espanha foi um grande trunfo para convencer o jogador. A ideia é que neste ano defendendo o modesto clube, diante de gigantes como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri, Douglas ganhe mais experiência e chegue pronto, na temporada 2018/2019 ao Manchester City, para competir de igual para igual com os concorrentes da posição e se fixar entre os titulares.

Além disso, tanto o City, quanto o próprio jogador, não descartam atuações convincentes, mesmo no Girona, para ter alguma possibilidade de estar na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, com a Seleção Brasileira. Caso se concretize, será no momento da transição entre Espanha e Inglaterra.