Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nada passa: desempenho recente da defesa pode viabilizar o acesso do Vasco à Série A do Brasileirão

Time levou dois gols nos últimos quatro jogos, sendo nenhum nos últimos dois. Tais atuações impulsionaram o início da arrancada, que precisa continuar pelo retorno à Série A

Fernando Diniz entende o Vasco tem jogado bem coletivamente, o que ajuda a defesa (Rafael Ribeiro / Vasco)
Escrito por

A defesa do Vasco vinha sendo um ralo por onde os pontos escorriam nesta Série B do Campeonato Brasileiro. O time chegou a ser o quinto mais vazado da competição. Mas as coisas estão mudando com Fernando Diniz, aparentemente. E se assim continuar, o acesso ficará mais viável.

O treinador comandou a equipe em quatro jogos até aqui. Nos dois primeiros, a retaguarda estava passando inviolada até os acréscimos do segundo tempo. As vitórias que se converteram em empates estão custando caro, mas foram mais de 180 minutos sem sofrer gol. E nenhum gol foi sofrido nos últimos dois jogos.

A se ressaltar o aparente erro do VAR no jogo contra o Brusque, oficialmente Vanderlei não buscou a bola no fundo do gol naquela ocasião. E o mesmo ocorreu na última segunda-feira, contra o Goiás. Diniz entende que o bom resultado da defesa é resultado do esforço geral.

- Sistema defensivo não é a linha defensiva. Muitas vezes tomamos gol e quem está fora aponta no mais fácil: se tomou pelo lado do Zeca, ele falhou; se foi na bola alta, falharam a zaga ou o goleiro. Olhar mais criterioso não é isso. Hoje, é a postura que tiveram Nene, Cano, Morato e Marquinhos Gabriel, a dobra de marcação. Facilita para todo mundo - alertou Fernando Diniz após a vitória sobre o Goiás. E emendou:

- Além de outras coisas que não explicamos. O gol contra o Cruzeiro não dá para explicar. O Cruzeiro fez menos que o Goiás. Muito do que podemos explicar é a doação do sistema defensivo, que é formado por todos que estão no campo - completou o treinador.

-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Você já leu neste lance a importância do bom desempenho defensivo, habitualmente, para quem quer o acesso à Série A. No caso do Vasco, a evolução recente precisa se manter.