Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Multicampeão como jogador, Maldonado é auxiliar de Barbieri e vai comandar o Vasco contra o Palmeiras

Chileno brilhou nos anos 2000 no futebol brasileiro e busca sucesso também fora do campo

Maldonado comandará o Vasco pela primeira vez (Daniel Ramalho/Vasco)
Escrito por

Com Maurício Barbieri suspenso por ter sido expulso diante do Atlético-MG, o Vasco terá o auxiliar técnico Maldonado no comando da equipe contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no Maracanã. Os mais jovens talvez não saibam, mas o chileno foi um grande volante que brilhou no futebol brasileiro na primeira década do Século 21.

Com uma boa técnica e uma consciência tática invejável, Maldonado se firmou como um dos melhores da posição, mas também se destacava pela polivalência. Além de volante, o jogador também chegou a atuar como lateral-direito e até mesmo zagueiro, posição de origem quando estava nas categorias de base.

+ Vasco x Palmeiras: onde assistir, horário e escalações do jogo pelo Brasileirão

Por onde passou colecionou títulos. No São Paulo, primeiro clube no Brasil, Maldonado conquistou um Paulista (2000) e um Rio-São Paulo. No Cruzeiro, foi campeão Brasileiro (2003) e ganhou um Mineiro (2004). Já no Santos, mais dois Estaduais (2006 e 2007). Depois de uma passagem pelo Fenerbahçe, da Turquia, retornou ao Flamengo e foi peça fundamental na conquista do Brasileiro de 2009. Ainda ganhou um Carioca (2011). Em 2013 defendeu o Corinthians, único clube que não levantou taça.

PARCERIA COM BARBIERI

Ao encerrar a carreira no Colo-Colo, em 2015, Maldonado decidiu que continuaria perto do campo e tirou as licenças A e PRO de treinador pela CBF Academy. Neste período conheceu Maurício Barbieri e passaram então a trabalhar juntos.

O início da parceria aconteceu em 2020, ainda no CSA. A passagem da dupla pelo time alagoano durou pouco e logo em seguida foram para o Red Bul Bragantino. No clube paulista foram três temporadas, a melhor delas em 2021, quando a equipe terminou em 6º lugar no Brasileiro e ficou com o vice da Copa Sul-Americana.

Maldonado também foi auxiliar técnico no Colo-Colo, em 2018, e chegou a fazer um estágio com Jorge Sampaoli, no Santos, em 2019.