Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mudança na lateral, força no Nordeste e mais: o que observar do Vasco contra o Botafogo pelo Carioca

Gigante da Colina encara seu primeiro clássico na temporada e tenta se manter na liderança. Consistência defensiva e criatividade no meio-campo merecem atenção

Vasco está invicto e é líder do Campeonato Carioca em cinco rodadas (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Líder e invicto, o Vasco volta a campo neste domingo, às 20h, em São Luís, no Maranhão, no clássico diante do Botafogo. Com 13 pontos, a equipe chegou ao Nordeste nos braços da torcida e espera que a força do clube na região seja um fator positivo para voltar ao Rio com os três pontos. Esse será o primeiro clássico do Cruz-Maltino na temporada, sob a batuta de Zé Ricardo e recheado de reforços. 

Na quarta, o time teve muita dificuldade em vencer uma organizada e bem postada Portuguesa. O treinador sabe que o grupo ainda tem carências, mas tenta dar entrosamento e formar a espinha dorsal para chegar forte na Série B. O Gigante da Colina segue no mercado e está próximo de anunciar mais dois reforços. Diante disto, o LANCE! listou cinco pontos importantes para o torcedor ficar de olho no Vasco contra o Glorioso.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

+ Confira e simule a tabela do Campeonao Carioca


- Mudança na lateral: Titular da posição, Weverton recebeu o terceiro amarelo contra a Portuguesa e desfalca a equipe neste domingo. Com isso, Léo Matos deve ser o titular e irá reencontrar o Botafogo. Em novembro, ele foi expulso ainda no primeiro tempo no clássico, em São Januário, e deixou o gramado sob vaias e xingamentos. Experiente, ele espera dar a volta por cima e reconquistar seu espaço.

- Força no Nordeste: A delegação do Vasco foi recepcionada com festa pela torcida em São Luís. Na campanha da Série B 2021, os jogos na região chamaram atenção pela alegria dos torcedores, que lotaram os estádios e tiveram a oportunidade de acompanhar o time de perto. Será o primeiro "Clássico da Amizade" fora do Rio de Janeiro deste Século XXI. O último aconteceu no empate por 2 a 2 pelo Torneio Rio-São-Paulo de 1998.

- Criatividade do meio-campo: Na partida contra a Lusa, o Vasco teve dificuldade para jogar de maneira vertical, com triangulações e tabelas. Em determinado momento, a equipe se limitou a tentar criar apenas pela bola longa dos defensores. Foi uma pequena prévia (guardada as devidas proporções) do que os cariocas irão enfrentar na Série B e de que o elenco necessita de reforços para a sequência da temporada.

- Consistência defensiva: Apesar do bom início de Carioca, o Cruz-Maltino só não levou gol em uma partida. Zé Ricardo busca o equilíbrio defensivo para avançar e não sofrer na Série B. Mesmo sofrendo seis gols em cinco jogos, a dupla de zaga - Anderson Conceição e Ulisses - tem feito bons jogos e construído entrosamento e sintonia. 

- Momento para "revanche": Na temporada passada, o Vasco conquistou a Taça Rio, nos pênaltis, contra o Botafogo. Todavia, na Série B perdeu os dois clássicos e em um deles foi goleado por 4 a 0, em São Januário. O jogo deste domingo é um ótimo momento para a equipe estabelcer uma "revanche", conquistar os três pontos jogando bem e ganhar moral para o restante da competição.