Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Matemática: entenda por que o rebaixamento do Vasco é praticamente irreversível

Com o empate neste domingo, o time pode, no máximo, alcançar a pontuação atual do Fortaleza. Mas seria preciso ainda tirar uma diferença de 12 gols 

O Vasco empatou com o Corinthians neste domingo e deverá disputar a Série B (Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)
Escrito por

Os jogadores choraram e o técnico Vanderlei Luxemburgo afirmou que "não poderia mentir para o torcedor". Isso porque, se não está matematicamente rebaixado, o Vasco precisa de uma combinação extremamente improvável para permanecer na elite do futebol nacional. Simule aqui.

O Cruz-Maltino chegou a 38 pontos e, na última rodada, poderá chegar a 41. Esta é a pontuação do Fortaleza, primeiro time fora da zona. Na quinta-feira, caso o time cearense perca para o Fluminense e, em São Januário, o mandante superar o Goiás, aconteceria a igualdade em pontos.

Ocorreria também o empate em vitórias, primeiro critério de desempate. E aí chegamos ao segundo: o saldo de gols. Atualmente, no momento, a diferença é de -12 em favor do Fortaleza.

Deste modo, seria preciso alguma combinação que fizesse o Vasco, pelo menos, igualar o Fortaleza neste critério. No critério seguinte, número de gols marcados, o Cruz-Maltino superaria. Veja exemplos:

Vasco 11 x 0 Goiás
Fluminense 1 x 0 Fortaleza


Neste caso, o saldo do Vasco passaria a ser -8 e o do Fortaleza seria -9. Neste cenário, o Cruz-Maltino ultrapassaria o rival.

Vasco 6 x 0 Goiás
Fluminense 6 x 0 Fortaleza


Neste caso, o saldo de gols de ambos ficaria em -14 e o Vasco superaria no número de gols marcados.

*Reportagem atualizada às 22h55.