Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Luxemburgo decide: após lesões, Vasco volta a ter todos os zagueiros

Henríquez e Ricardo Graça são os atuais titulares e Werley é a opção imediata; Leandro Castan está suspenso contra o Grêmio e Breno voltou a disputar um coletivo após um ano

Na ordem, Henríquez, Ricardo Graça, Werley, Leandro Castan e Breno (Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

No treino desta quarta-feira, Breno participou de um coletivo quase um ano depois de ser submetido a cirurgia no joelho esquerdo. Ele ainda não deve estar à disposição para o jogo deste sábado, contra o Grêmio, assim como Leandro Castan (este por suspensão). Mas a notícia é boa: após longo e tenebroso inverno, o Vasco volta a ter o grupo de zagueiros inteiro à disposição.

Além de Breno e Castan (que estava fora de combate desde abril), quem também está de volta é Werley, outro a sofrer com problemas físicos nos últimos jogos antes da pausa no Campeonato Brasileiro. Sem eles, a dupla que se afirmou e saiu sem sofrer gol na última partida, diante do Ceará, foi formada por Henríquez e Ricardo Graça.

Dois que estiveram longe dos planos iniciais meses antes. No caso de Henríquez, foi muito mais reserva do que titular, e teve problemas físicos em fevereiro. Ricardo, que tem em Leandro Castan o principal concorrente para o lado esquerdo da defesa, pegou conselhos, recentemente, com Mauro Galvão, zagueiro histórico do Vasco dos anos 1990 e 2000.

- Não peguei ele jogando, nasci em 1997, mas sei que ele ganhou títulos importantes daqui: Brasileiro, Libertadores, Mercosul... é um espelho. Muita gente diz que pareço um pouco com ele jogando. Se eu jogar um décimo do que ele jogou, já estou realizado. Acho que é uma referência muito boa e espero, da mesma forma que ele trilhou uma grande carreira aqui, ganhar títulos pelo Vasco, que é o que está faltando - afirmou, em entrevista ao site oficial do clube.

Galvão liderou diferentes duplas de zaga no período em que esteve no Cruz-Maltino. Sempre como o mais veterano, ele orientou bastante. E segue orientando.

- Uma coisa importante no futebol: tem a bola. Você tem sempre que visar ela. O atacante que você marcar tem que saber dominar a bola. Se ele errar um pouquinho, você já consegue tirar. Ali atrás não pode errar, tem que definir. Ou você pega a bola, ou para a jogada - explicou Mauro.

Para a partida contra o Tricolor Gaúcho, a tendência é de que Henríquez e Ricardo sejam mantidos. Mas já estão todos a postos. Inclusive Miranda e Ulisses, ainda juniores, mas que estão participando do período vascaíno em Foz do Iguaçu (PR).