Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco lança camisa especial em homenagem ao massagista e ídolo Pai Santana, que faleceu há 10 anos

Nesta segunda, completa 10 anos da morte de um dos grandes personagens da história do Cruz-Maltino. Pai Santana foi um massagista e pai de santo que se tornou ídolo da torcida

Vasco lança camisa em homenagem ao massagista e ídolo Pai Santana (Matheus Lima/Vasco)
Escrito por

O futebol é cercado de figuras importantes que vão além do campo e permeiam o imaginário do torcedor. Nesta segunda-feira completam-se 10 anos da morte de Pai Santana, um dos grandes personagens da história do Vasco. O clube anunciou uma camisa especial em homenagem ao massagista e pai de santo, que se tornou ídolo e marcou para sempre o Cruz-Maltino.


Apaixonado pelo Vasco, Pai Santana tinha o ritual de se ajoelhar, estender a bandeira e beijá-la demonstrando todo seu amor ao clube. Ele era figura carimbada nos estádios e está na memória afetiva de todo torcedor, que acompanhou, os anos 70, 80, e sobretudo 90, a era de ouro do Gigante da Colina. 

+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Cabe salientar que Eduardo Santana nasceu em Andrelândia, Minas Gerais, no ano de 1934. No Vasco, começou a sua história em 1970 e esteve presente em vários títulos como quatro Campeonatos Brasileiros (1974, 1989, 1997 e 2000), Mercosul (2000), Libertadores da América (1998). 

Além de massagista, Santana era Pai de Santo da Umbanda e se comunicava com as entidades para pedir triunfos do Vasco no futebol. Um figura única que estabeleceu uma enorme identificação e sempre combateu qualquer tipo de preconceito. 

Em 2006, Pai Santana sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e teve que encerrar a carreira, já que passou a ter dificuldade em realizar tais movimentos. Lutou bravamente depois de sofrer duas isquemias, mas veio a falecer no dia 1º de novembro de 2011, vítima de uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia, justamente no ano do último título nacional do Vasco, a Copa do Brasil diante do Coritiba.

+ Vasco conclui acordo com a PGFN para renegociar dívida fiscal com desconto médio de 50%


Nesta segunda-feira, o clube prestou a homenagem e lançou uma nova camisa comemorativa "Pai Santana", em parceria com o artista vascaíno Marcelo Eco. Recentemente, o Cruz-Maltino também divulgou uma ação para relembrar o massagista e lançou o uniforme de aquecimento intitulado "Ritual", com forma de uma alusão ao gesto do Pai de Santo. As camisas estão sendo vendidas por R$ 149,90.