Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em jogo do ano, Vasco é premiado por coragem e consolida trabalho de Luxemburgo

Cruz-Maltino não se entregou no clássico do Maracanã e saiu de campo com um empate em jogo eletrizante até o último minuto

Ribamar marcou o gol do empate vascaíno (Foto: Andre Melo Andrade/MyPhoto Press/Lancepress!)
Escrito por

Era uma partida complicada para o Vasco antes mesmo dos times entrarem em campo. Com o Flamengo favorito e completo, o Cruz-Maltino precisava superar o importante desfalque do zagueiro Leandro Castan e se impor de alguma forma contra a qualidade do rival. No fim, Vanderlei Luxemburgo mostrou por que é o grande responsável pela virada vascaína na temporada e deu aos presentes no Maracanã um verdadeiro jogo digno na história do Clássico dos Milhões no empate por 4 a 4.

Mesmo levando o gol aos 42 segundos, o Vasco não se abateu. E isso indicava um rumo diferente para o confronto, já que o Cruz-Maltino sofreu com esse problema em algumas partidas anteriores após ter suas redes balançadas. Como ressaltado por Luxa na entrevista coletiva, isso já é sintoma de uma equipe mais madura e que soube aplicar a estratégia traçada até o final para ser feliz. Se a saída era com velocidade, foi assim que os vascaínos garantiram o resultado. E também com muita vontade.

- Levar um gol do Flamengo com 42 segundos e a equipe se manteve equilibrada. É uma amadurecimento. Se partir de qualquer maneira toma gol. Eles têm muita velocidade e sabem matar o jogo. Tivemos a maturidade de ter calma e analisar. Acho que é um crescimento da equipe - disse Luxemburgo.

> Confira e simule a tabela do Brasileirão

A vitória ajuda a consolidar de vez o trabalho de Luxemburgo. Com seis meses no comando completados no último dia 12, quando viu o Vasco ser derrotado por 3 a 0 para o Santos no Pacaembu, o time teve uma reviravolta no que, naquele momento, se projetava como uma temporada dramática. Na época, o time da Colina tinha apenas um ponto conquistado e agora está livre do rebaixamento. Jogo a jogo, mesmo nos momentos em que os jogadores não renderam tão bem, Luxa fez valer a confiança que foi dada.

A determinação tem sido, além da parte tática e técnica, algo a se ressaltar nesse "novo" Vasco. Com Guarín de volta e um 4-4-2 armado, Luxemburgo tentou espelhar a escalação do Flamengo colocando os dois atacantes em cima dos zagueiros do adversário. A formação deu certo. Com o meio-campo povoado e pouco espaço para as principais estrelas, pelo menos dois gols do Fla acabaram saindo em erros do Cruz-Maltino. Mesmo quando o cansaço já dava sinais fortes, o Vasco não desistiu.

Com esse resultado no Maracanã, o Vasco também deixou para trás as atuações ruins que teve nas últimas partidas - exceto contra o CSA, na última rodada. Agora, a equipe tem a possibilidade de olhar para cima na tabela e tentar projetar, ao menos, a vaga na Sul-Americana. Com uma atuação consistente e segura, o "sangue nos olhos" pesou para um resultado positivo em território que o rival estava imbatível.