Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Internacional x Flamengo; Vasco x Bahia x Goiás: a última quarta-feira foi o dia que afunilou o campeonato

Sport e Fortaleza desgarraram da luta contra o Z4, deixando Cruz-Maltino, o time baiano e o Esmeraldino mais diretamente arriscados. Colorado e Rubro-Negro disputam o caneco

Vitória do Sport sobre o Inter foi partida-chave para o equilíbrio do tornio (Elton Silveira/W9 Press/Sport Recife)
Escrito por

A temporada 2020, peculiar pelos motivos que sabemos, teve seu Campeonato Brasileiro definitivamente afunilado na última quarta-feira. Tanto na disputa pelo título quanto na briga contra o rebaixamento, os resultados deixaram mais nítido quem briga pelo quê.

E especificamente um jogo do último dia 10 foi decisivo para que isso ocorresse nas duas pontas da tabela: a vitória de cinema do Sport sobre o Internacional, no Beira-Rio. Quando o apito final foi ouvido, o time pernambucano foi a 41 pontos e segurou o Colorado com 66.

Agora, faltam três jogos para o fim do campeonato, o líder e o vice-líder, Flamengo, estão separados por apenas um ponto, têm o mesmo número de jogos e um confronto direto daqui a dois domingos. A chance de Atlético-MG ou São Paulo levantar o caneco já passaram do campo do improvável.

Ao mesmo tempo, o time de Jair Ventura abriu quatro pontos, na reta mais decisiva do torneio, para a zona de rebaixamento. Mesma distância aberta pelo Fortaleza, que fez do Vasco presa fácil no Castelão nesta mesma quarta. E é justamente o Cruz-Maltino quem abre a zona de rebaixamento.

A equipe de Vanderlei Luxemburgo viu o Leão do Pici se desgarrar e praticamente se livrar da Série B. O primeiro time fora do Z4 é o Bahia, com os mesmos 37 pontos, mas uma vitória a mais que o Vasco. Mas quem ainda está bem vivo na luta, para tristeza de cariocas e baianos, é o Goiás.

Embora com 33 pontos, quatro a menos que a dupla citada acima, o time goiano encara o praticamente inofensivo e já rebaixado Botafogo. A partida é neste sábado, na Serrinha, e a distância pode cair para um ponto, com outras duas rodadas por disputar.

De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, as chances de o Esmeraldino ser rebaixado são de 93%. Mas se a diferença na pontuação diminuir, mesmo faltando pouco para o fim do Brasileirão, a porcentagem, definitivamente, não entrará em campo.

A quarta-feira afunilou, o desfecho final vai se dar em breve.