Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em campanha frustrante, Vasco tem o pior turno de sua história na Série B do Campeonato Brasileiro

Restando uma rodada para o fim do campeonato, Cruz-Maltino soma 21 pontos e é apenas o 16º no returno. Despedida da temporada acontece no domingo, contra o Londrina

Campanha do Vasco acumula recordes negativos na história do clube na Série B (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

O Vasco encerra a pior campanha de sua história neste domingo, às 16h, contra o Londrina, no Estádio do Café. Mesmo antes da última rodada, o time segue com números que refletem o ano melancólico e a permanência na Série B em 2022. O Cruz-Maltino é apenas o 16º no returno com 21 pontos, o mais fraco de suas passagens na história da competição. 


Desde a primeira rodada, o Vasco jamais conseguiu transmitir a confiança ao torcedor de que conquistaria o acesso. Os inúmeros problemas defensivos e o desequilíbrio na montagem do elenco foram evidentes ao longo da campanha. Erros nas jogadas aéreas, uma saída de bola sem qualidade, e a falta de proteção aos contra-ataques adversários trouxeram à tona a fragilidade do setor.

+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Em nenhum dos dois turnos o time conseguiu alcançar a marca dos 30 pontos, acumulando erros e tropeços. Além disso, os cariocas sequer entraram no G4 ou se aproximaram do número mágico almejado por quem quer subir: 64. No domingo, Avaí, CRB, CSA e Guarani brigam pela última vaga na elite do futebol brasileiro em 2022 (Botafogo, Coritiba e Goiás já carimbaram a vaga).

Mesmo sem chance de acesso há quatro rodadas, a campanha do Vasco no returno já era decepcionante bem antes da reta final. Restando uma partida para o fim do campeonato, são 21 pontos no segundo turno, com apenas cinco vitórias (contra Ponte Preta, Brusque, Confiança, Goiás e Cotitiba). O time também tem seis empates, sete derrotas, 20 gols feitos e 28 sofridos, com 38,8% de aproveitamento.

+ Carol Paiffer se encontra com diretoria do Vasco em São Januário: 'Bem animada com tudo que ouvi'

Somente Sampaio Corrêa, Operário,  Remo e Brasil de Pelotas têm campanhas inferiores ao Vasco na segunda parte da Série B. A equipe carioca já iniciou o returno patinando sob o comando de Lisca, na época. A derrota para o Operário, no Paraná, com direto ao desabafo de Andrey, marcaram a curta passagem do comandante pela Colina.

No primeiro turno, o Gigante da Colina fez 28 pontos e virou a metade da competição em 11º, com oito vitórias, quatro empates e sete derrotas), 49,12% de aproveitamento. Desses oito triunfos, cinco foram sob o comando de Marcelo Cabo e três já com Lisca.

Nas outras três participações na Série B, o Vasco superou a marca dos 30 pontos nos dois turnos de 2009 E 2014. Em 2016, o time fez um primeiro turno impecável com 39, mas somou 26 no returno. Mesmo assim, garantiu o terceiro lugar com 65 pontos e voltou à elite no ano seguinte. 

+ Em rede social, Léo Jabá agradece e se despede do Vasco: 'Queria o acesso. Queria fazer a torcida feliz'

Esses números marcam bem o que foi a campanha do Vasco nesta Serie B. Sem força para brigar pelo acesso e deixando pontos pelo caminho sem qualquer mudança efetiva no meio do caminho. A partir da próxima segunda, a mentalidade tem que ser outra. Aprender com os erros e montar um grupo mais forte para recolocar um gigante no seu devido lugar - a primeira divisão.

Confira todos os turnos do Vasco na história da Série B 

2009
Turno - 39 pontos (1º colocado) - 11 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, 33 gols feitos, 11 gols sofridos;
Returno - 37 pontos (1° colocado) - 11 vitórias, 4 empates, 4 derrotas, 25 gols feitos e 18 gols sofridos.

2014
Turno - 32 pontos (4º colocado)  - 8 vitórias,  8 empates e 3 derrotas, 25 gols feitos e 17 gols sofridos;
Returno - 31 pontos (6° colocado) - 8 vitórias, 7 empates, 4 derrotas, 25 gols feitos e 19 gols gols sofridos.

2016
Turno - 39 pontos (1º colocado) - 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, 31 gols feitos e 18 gols sofridos;
Returno - 26 pontos (10° colocado) - 7 vitórias, 5 empates e 7 derrotas, 23 gols feitos e 23 gols sofridos.

2021
Turno -
28 pontos (11º colocado) - 8 vitórias, 4 empates, 7 derrotas, 23 gos feitos e 21 sofridos;
Returno - 21 pontos (16º colocado) - 5 vitórias, 6 empates, 7 derrotas, 20 gols feitos e 28 sofridos.*

*Resta uma rodada para o fim da Série B 2021