Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Emoção e homenagens marcam a despedida de Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco

Velório em São Januário conta com mais de 10 mil pessoas. Torcedores encararam longa fila sob chuva para dar o último adeus ao lendário camisa 10

Escrito por

Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite teve uma despedida digna do seu tamanho. O lendário camisa 10 recebeu o carinho de vascaínos e de ex-companheiros, mas também foi homenageado por antigos adversários e personalidades do futebol brasileiro. Mais de 10 mil pessoas estiveram em São Januário, palco de 184 gols do eterno Dinamite. 

+ Zico lembra Vasco x Flamengo mais marcante: 'Com Roberto Dinamite, tudo pode acontecer'

Dentre eles, Zico e Júnior, ídolos do Flamengo, que fizeram questão de dar o último adeus ao amigo. Cafu, capitão do penta, Jorginho e Zinho também prestaram homenagens e representaram os campeões mundiais de 1994 e 2002. O presidente da CBF, Edinaldo Rodrigues, esteve no estádio no final da tarde e demonstrou muito carinho ao falar de Dinamite. 

A emoção ficou marcante nos olhos marejados de Edmundo, que chorou durante grande parte do velório. O ex-atacante afirmou que Roberto Dinamite foi o grande responsável pelo amor que ele sente pelo Vasco. As mesmas palavras foram repetidas por Pedrinho, outro vascaíno por causa do grande ídolo.

A estátua de Roberto Dinamite foi local de homenagens por parte dos torcedores (Foto: Matheus Guimarães/LANCE!)

A torcida também se fez presente, encarando longa fila desde as 10h, quando os portões foram abertos. Nem a chuva afastou os vascaínos e até mesmo torcedores de outros clubes. A emoção tomava os presentes que se aproximavam do corpo do lendário atacante. Muitas lágrimas desciam pelo rosto dos mais jovens, que não viram Roberto Dinamite jogar, o que dá a exata dimensão do quanto ele é ídolo do Vasco. 

Ao anoitecer, a despedida se aproximava: era hora de dar adeus em definitivo. E o choro se fez presente até mesmo nos profissionais que cobriam o velório. A voz embargada do filho de Roberto, Rodrigo Dinamite, foi a senha para todos desabarem.

Edmundo, Bismarck e Sorato, marcaram presença no velório de Roberto Dinamite (Armando Paiva/ LANCE!) 

As palmas e os gritos de "ei, ei ei, Dinamite é nosso rei" e "casaca!" antecederam a oração do Pai Nosso, momento mais emocionante da cerimônia. O silêncio tomou conta de São Januário com o fechamento do caixão, para que o corpo fosse levado para a Capela de Nossa Senhora das Vitórias. Era o fim do velório de Roberto Dinamite para os torcedores que tanto o amavam em vida e continuarão amando pela eternidade. 

Nesta terça-feira, o velório continua em São Januário apenas para familiares e seus convidados. Haverá uma missa das 9h às 10h. Em seguida, às 10h30, o corpo de Roberto Dinamite será levado para o Cemitério Nossa Senhora de Belém, em Duque de Caxias, onde será sepultado ao lado de seus pais.