Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Comandada por Thiago Rodrigues, defesa do Vasco repete feito de dez anos atrás

Cruz-Maltino tinha Fernando Prass como camisa 1 e chegou a sete partidas sem ser vazado. Time atual tem cinco partidas ileso, feito que não ocorria desde a equipe de 2012

Thiago Rodrigues é o porto seguro da defesa do Vasco, que tem se destacado (Foto: Daniel RAMALHO/VASCO)
Escrito por

A recente boa fase do Vasco é sustentada por uma defesa que não só é competente: está fazendo história. Com o empate sem gols da última quinta-feira, com o Grêmio, a retaguarda cruz-maltina chegou a cinco jogos sem ser vazada. Este números dos atuais integrantes foram alcançados pela última vez somente dez anos atrás. Em 2012, Fernando Prass e companhia fizeram até mais.

+ Marcelo confirma saída do Real Madrid: veja 20 jogadores brasileiros na Europa que ficarão sem clube em junho

Entre 15 de julho e 8 de agosto daquele ano foram sete partidas. Caso passe incólume diante do Náutico, nesta terça-feira, e contra o Cruzeiro, na rodada seguinte, o Cruz-Maltino vai igualar o período. E time que tem Zé Ricardo à beira do campo possui em Thiago Rodrigues um goleiro que, quando os jogadores de linha não são suficientes, tem resolvido.

- Desde o começo do ano nossa parte defensiva tem se mostrado muito forte, muito sólida e a tendência eu acho que é essa. Série B é isso. Não podemos vender expectativa para o torcedor de que vai ser 4 a 0, placares elásticos. Não vai ser - avisou o camisa 1, após o jogo da última quinta. E emendou:

- Seguramos lá atrás, quando precisou os caras da frente fizeram gol e, sendo um contexto geral, é integral: não só eles (no ataque) fazem e não só nós (defensores) defendemos. É tudo contexto e, assim, somar pontos - analisou Thiago Rodrigues.

De fato, a necessidade de se ter uma defesa forte para se conquistar o acesso já foi dita diferentes vezes. E a própria construção do time mostrou isso. Os laterais titulares são de mais força física do que talento ofensivo: vale para a direita e para a esquerda.

O time como um todo busca manter o bom desempenho defensivo. O pensamento é no acesso, mas alcançar marca positiva também é meta bem-vinda, obviamente.

-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Os jogos da sequência sem sofrer gols em 2012:

- Vasco 1 x 0 Atlético-GO - Alecsandro
- São Paulo 0 x 1 Vasco - gol de Fagner
- Vasco 2 x 0 Santos - gols de Douglas e Alecsandro
- Vasco 1 x 0 Botafogo - gol de Alecsandro
- Internacional 0 x 0 Vasco
- Vasco 0 x 0 Corinthians
- Sport 0 x 2 Vasco - gols de Juninho e Tenório