Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com show da torcida, Vasco mostra empenho, cresce com a entrada de Palacios, mas para no travessão

Em um jogo intenso fisicamente e de disputas individuais, cariocas constroem poucas chances, mas quase saem com os três pontos em boa jogada do chileno Carlos Palacios

Palacios entrou bem na etapa final e foi o jogador mais perigoso do Vasco contra o Grêmio (Daniel RAMALHO/CRVG)
Escrito por

Com a melhor campanha como mandante na Série B até aqui, o Vasco contou com mais um show de sua torcida para encarar o Grêmio. Em um jogo intenso fisicamente e de poucas oportunidades, os cariocas pararam no travessão e não conseguiram sair com os três pontos de campo. Apesar da igualdade no placar, em São Januário, o time mostrou empenho, lutou até o fim, e segue entre os quatro primeiros.

+ Nos EUA, Alexandre Pato ainda mira Seleção: veja 20 brasileiros que estão em “ligas alternativas”

Muita luta e cartões e pouca criatividade

O técnico Zé Ricardo optou por escalar Figueiredo e Getúlio entre os titulares. Ambos se destacaram contra o Brusque, porém o camisa 99 não conseguiu repetir o mesmo desempenho nesta quinta-feira e foi pouco paticipativo na frente. Os lances de perigo eram esporádicos e dependiam de Nene.

+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro


Desde o início, o adversário 'picotou' o jogo com muita disputa física e faltas para travar as jogadas. Com jogadores pendurados por cartões amarelos na partida, o Vasco teve dificuldade para dar sequência às jogadas e errou 55 passes em todo jogo, segundo o portal "Footstats".  No primeiro tempo, a única grande chance saiu dos pés de Figueiredo, que achou Nene no meio para bater de chapa e obrigar Brenno a espalmar.

Por outro lado, a defesa, que está entre as melhores da competição ao lado do Cruzeiro, voltou a ter uma atuação segura e consistente. Quem mais deu trabalho foi Gabriel Teixeira, ex-Fluminense, que arriscou e levou perigo à meta de Thiago Rodrigues. No entanto, o arqueiro fez uma grande defesa e se destacou.

+ ATUAÇÕES: Palacios entra bem e acerta o travessão; Getúlio recebe a menor nota no empate do Vasco


O primeiro tempo também foi marcado pela arbitragem de Luiz Flávio de Oliveira, questionada pelos dois times, sobretudo pelo Vasco. Com duas camisas pesadas, o jogo ficou quente quando Edílson chutou a bola em direção à torcida cruz-maltina. Figueiredo tomou as dores, o que gerou muita discussão. Boa parte do primeiro tempo foi de disputas de bola e pouca força ofensiva.

Torcida do Vasco deu show em São Januário (Daniel RAMALHO/CRVG)

Defesa consistente e travessão impede triunfo

Na volta do intervalo, o Vasco buscou mais o ataque, e Zé Ricardo demorou, mas mexeu na equipe. Tentou dar mais fôlego com Raniel, Weverton, Palacios, Vinícius e Matheus Barbosa. E foi dos pés do chileno que saíram os lances mais perigosos dos cariocas na etapa final.

+ Zé Ricardo celebra atuação do time: 'Se houvesse de ter vencedor, teria que ser o Vasco, ao meu ver'

Na primeira delas, o meio-campista arriscou da entrada da área e Brenno espalmou no susto, conseguindo jogar para escanteio. Sendo assim, Palacios voltou a mostrar que mesmo ainda buscando o condicionamento físico ideal, pode decidir em uma bola. No fim, recebeu de Pec e em uma jogada vertical estremeceu o travessão gremista e saiu de campo chorando com a chance desperdiçada.

Ao todo, foram quinze finalizações, sendo apenas quatro delas em direção ao gol. É pouco para uma equipe que almeja voltar à elite do futebol brasileiro. Zé Ricardo sabe e tem tentado fazer com que o sistema ofensivo seja mais eficiente e produtivo. Mas sabe que ainda precisa evoluir neste aspecto.

+ Edimar diz que Vasco 'se precipitou em algumas jogadas' e elogia apoio da torcida: 'Tem sido fundamental'

Em mais um jogo sem sofrer gols, o Gigante da Colina mostrou que a defesa é o setor mais seguro e tem contribuído para a arrancada do time na tabela. Apesar da invencibilidade, a equipe foi ultrapassada pelo Sport na tabela (no número de vitórias) e pode cair para a quarta posição se o Bahia vencer. Depois de dois jogos no Rio, o Vasco viaja para Pernambuco para enfrentar o Naútico, em Pernambuco.