Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cobrança de Luxa e volta por cima: Andrey quer ‘retomada’ no Vasco

Jogador foi destaque em 2018, mas passou a não ter chances com Alberto Valentim e pouco entrou em campo em 2019, mas ganhou a confiança de Luxemburgo

Andrey abriu o placar para o Vasco no duelo contra o Inter (Foto: Alexandre Neto/Photopress/Lancepress!)
Escrito por

A vida de Andrey no Vasco não tem sido fácil em 2019. Destaque no ano passado, o volante ficou na "geladeira" com Alberto Valentim e pouco atuou na atual temporada. O cenário, porém, começa a mudar de figura. Após pressão e cobrança de Vanderlei Luxemburgo, o jogador abriu o placar na vitoria cruz-maltina por 2 a 1 contra o Internacional e foi um dos destaques em campo.

- O Andrey fez um grande campeonato no ano passado. Uma temporada boa. Você vê o que o Andrey jogou. Mas eu não vejo o que ele jogou. Eu vejo o que ele tem feito. Andrey passou de 13% de percentual de gordura para 11%. Você vê que ele está bem diferente de quando eu cheguei. Falei para ele: "vou cobrar de você, camarada". Ele e outros jogadores entraram num processo. Aqui é Vasco, não dá para ficar mais ou menos - disse o treinador.

O jovem de 21 anos deixou boa impressão. Dos 12 jogos que fez no ano, ele foi titular em apenas quatro. Em 17 oportunidades Andrey ficou apenas no banco. O Vasco tem 32 partidas no total. O volante foi escolhido como titular por conta da suspensão de Lucas Mineiro, que tem sido titular absoluto mesmo com a queda brusca de rendimento e as contestações da torcida.

Contra o Inter, o jogador fez dois desarmes certos, um drible, cometeu quatro faltas, deu duas finalizações (sendo uma correta), além de 28 passes certos e dois errados. Andrey jogou mais pela faixa central do campo e interagiu principalmente com Raul e Yago Pikachu. A atuação, portanto, coloca uma dúvida na cabeça de Luxa. 

- Claro que jogar com três volantes, para quem é da posição, é melhor. Sempre tem um a mais para ajudar. O Luxemburgo decide qual o momento certo. O importante é a equipe estar pronta. Ele vem conversando muito comigo, ajuda no extra-campo. Fico feliz de ter feito o gol. Tomara que seja uma retomada - disse Andrey na zona mista.

A disputa na faixa do meio-campo, inclusive, tem sido acirrada e é um dos setores com mais mudanças no time. Com o trio formado por Marcos Júnior, Raul e Andrey, Luxemburgo pode ter encontrado a formação ideal. O Cruz-Maltino, além de Lucas Mineiro, tem ainda Fellipe Bastos e está no mercado em busca de outras opções. Bruno Gomes , Caio Lopes e Bruno Ritter são alternativas da base.

Apoio e conversas

No primeiro treinamento que teve à frente do Vasco, Vanderlei Luxemburgo dedicou alguns minutos de conversa para Andrey. A proximidade parece ter se mantido. O treinador procurou saber a situação do volante, que é cria de São Januário, desde o início. Com contrato até dezembro de 2021, o jogador era visto como um dos mais valorizados do elenco. No início do ano, o Vasco chegou a recusar propostas de Bordeaux (FRA) e Sampdoria (ITA).

- Ele vem cobrando muito o extra-campo. Tenho trabalhado para fazer o que ele me pede. O Luxemburgo me pediu para jogar com alegria, responsabilidade, ele diz que tenho talento, mas tenho que desempenhar meu futebol. Tenho que ser alegre, ousado, jogar para frente. Tenho que agradecer a moral - avaliou o jogador.