Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cândido José de Araújo: primeiro presidente negro do Vasco dá nome ao local de fundação do clube

Conhecido como Candinho, ele dirigiu o Cruz-Maltino no início do século passado e estava à frente da instituição na época do primeiro título do clube: no remo, em 1905

Cândido José de Araújo é personagem histórico do clube cruz-maltino (Foto: Divulgação)
Escrito por

Mais um capítulo marcante na história do Vasco. O primeiro presidente negro do clube mais simbólico na luta contra o racismo no esporte brasileiro, Cândido José de Araújo dá nome, agora, ao local que marcou o nascimento do clube cruz-maltino. A votação foi popular para o local alugado pelo grupo presente no Twitter com o nome de "Guardiões da Colina".

Conhecido como Candinho, o ex-presidente dirigiu o Vasco durante dois mandatos entre agosto de 1904 e 1906. Exatamente em 1905 o Vasco conquistaria seu primeiro título, o Campeonato de Remo do Rio de Janeiro.

O clube cuja sede mais conhecida é o Estádio de São Januário foi fundado na Zona Portuária do Rio. Mais especificamente no imóvel hoje situado na Rua Sacadura Cabral, 345. Os "Guardiões da Colina" alugaram o espaço, que passa a se chamar "Centro Cultural Cândido José de Araújo".