Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Balanço negativo: Vasco não venceu nos últimos cinco jogos longe do Rio

Cruz-Maltino mandou o jogo contra o Flamengo em Brasília e tem três empates e duas derrotas nos últimos confrontos fora da cidade

Bruno Henrique foi o autor do gol do Flamengo após passar pela marcação (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

O técnico Vanderlei Luxemburgo já deu o recado para a diretoria: não quer mais mandar jogos longe de São Januário nesta temporada. Contra o Flamengo, porém, a partida já estava vendida. O resultado? Vitória do Rubro-Negro por 4 a 1, maioria de torcedores rivais no Estádio Mané Garrincha e a sensação de que o time poderia ter feito mais. Com isso, o Cruz-Maltino chegou ao quinto jogo sem vencer como mandante longe do Rio de Janeiro.

Desde julho de 2018, o Vasco enfrentou o Corinthians em Brasília (4 a 1 para os paulistas), assim como o próprio Fla (1 a 1) na capital federal. Depois, voltou a encarar o Timão em Manaus, já neste ano (1 a 1), e o CSA (0 a 0) no Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Desses, apenas a última partida foi por motivos de força maior, já que os refletores da casa cruz-maltina estavam sendo trocados. O restante aconteceu por opção da direção.

- É escolha da diretoria, este jogo já estava programado. A gente só cuida da parte técnica e tática. Já estava marcado para cá, nós cumprimos nosso trabalho - disse Mauricio Copertino, auxiliar de Vanderlei Luxemburgo, após o clássico.

A única vitória em jogos longe de São Januário desde 2017 aconteceu sobre o Botafogo, no Maracanã, no dia 14 de outubro daquele ano. Desde então, são sete empates e cinco derrotas desde então. A ideia da diretoria vascaína agora é manter todas as partidas até o final do Campeonato Brasileiro na Colina. Luxemburgo classifica o "fator casa" como fundamental para que o Vasco não sofra no final da competição e saia da chamada zona da confusão.

Depois de uma sequência complicada após a Copa América com Grêmio, Fluminense e Palmeiras, o Vasco enxergava os três jogos seguintes como uma oportunidade de reação no Brasileirão. Contra o CSA, um empate amargo. Com o Goiás, vitória por 1 a 0, mas com dificuldades para ampliar a vantagem. No clássico, um início promissor e um segundo tempo de muita dificuldade. O time da Colina é o atual 15º colocado, com 17 pontos.