Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Autor do gol da classificação do Vasco à semifinal, Laranjeira projeta duelo contra o Palmeiras no BR Sub-20

Meia bateu o pênalti que levou o time à semi do torneio, que ocorre nesta quinta. O atleta de 19 anos falou sobre a infância no clube e a expectativa por uma chance nos profissionais

Laranjeira jogou 43 partidas pelo Vasco em 2019 e marcou sete gols (Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Destaque das categorias de base do Vasco, o meia João Laranjeira vem mostrando grande estrela. Depois de marcar o gol que classificou o time para a final da Copinha no início do ano, o jogador de 19 anos garantiu, no último domingo, a vaga da equipe carioca na semifinal do Brasileirão sub-20, que acontece nesta quinta-feira, contra o Palmeiras. Em entrevista ao LANCE!, o meio-campista contou um pouco sobre a trajetória dele até aqui e projetou o duelo contra os paulistas.

Início no futebol e trajetória no Vasco
Antes de se tornar joia do Vasco, Laranjeira começou sua caminhada no futebol ainda criança, quando a mãe do atleta o levava para a escolinha de futsal do Madureira. Pouco tempo após passar pelo tricolor suburbano, o meia atuou pelo Cascadura, onde se destacou e foi convidado para jogar no Cruz-maltino, em 2008, quando tinha 8 anos. O jogador falou sobre esse período da infância e revelou um motivo inusitado para começar a jogar bola.

- Meu começo no futebol foi engraçado. Quando pequeno, eu era muito levado, então minha mãe me levava para a escolinha de futsal do Madureira, pra eu gastar um pouco de energia (risos). Dali pra frente eu comecei a gostar, e de 7 para 8 anos eu fui chamado para jogar no Vasco, sem nem precisar de teste. Estou aqui desde 2008 e é uma grande honra representar esse clube de enorme tradição no futebol - contou ao L!

Renovação com o Cruz-maltino e sondagens
Laranjeira já está há 11 anos no Vasco, mas sua história no clube carioca poderia ter sido interrompida ainda na infância do atleta. O jogador revelou que recebeu uma proposta do Porto, de Portugal, em 2010, mas preferiu continuar no Cruz-maltino. No início de 2019, o meio-campista renovou por mais dois anos com o Cruz-maltino, mas afirmou que recebeu sondagens de outros clubes do Brasil antes da assinatura do contrato.

- Em 2010, nós disputamos o Mundialito, lá em Portugal, e na época, o Porto ficou bastante interessado em mim. Os dirigentes do time português chegaram até a se reunir com meu pai, mas como eu era muito novo e torcedor do Vasco, preferi continuar aqui. Antes de renovar o contrato, no início do ano, tive propostas de outros clubes, mas de novo, optei por ficar no Vasco. Achei que foi o melhor pra mim - comentou Laranjeira.

Laranjeira celebrando o gol que levou o Vasco à final da Copinha (Div.)

Gols importantes e projeção para a semifinal
No início de 2019, o Vasco chegou à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, algo que não ocorria desde 1999. Na semifinal, Laranjeira foi o responsável por levar a equipe a decisão do torneio ao converter o pênalti. No último final de semana, o meia voltou a brilhar e marcou o gol de pênalti que levou o time à semifinal do Brasileirão Sub-20. O atleta falou sobre a importância dos gols e projetou o duelo contra o Palmeiras.

- É uma felicidade muito grande poder marcar esses gols com a camisa do Vasco. Havia tempo que o clube não disputava uma final e eu tive o privilégio de bater o pênalti que classificou o time para a decisão da Copinha. No Brasileirão a mesma coisa, é um campeonato muito difícil, só com times grandes, e mais uma vez eu puder converter o pênalti que colocou a equipe na semifinal - disse Laranjeira, que emendou:

- A equipe do Palmeiras é muito qualificada. Eles no eliminaram na semifinal na Copa do Brasil no começo do ano, então nós queremos a revanche amanhã, vamos buscar a vitória de qualquer jeito. Sabemos da dificuldade do jogo, mas estamos preparados e vamos atrás do resultado positivo fora de casa - complementou o meia.

Expectativa pela chance nos profissionais
Fábrica de grandes talentos no Brasil, o Vasco revelou importantes nomes nesta década, como Philippe Coutinho, Allan e Alex Teixeira. Mais recente, o clube carioca mostrou para o mundo os talentos de Douglas Luiz, hoje no Aston Villa; e Paulinho, do Bayer Leverkusen. Em 2019, a equipe promoveu alguns jovens ao time titular, como Talles Magno, Tiago Reis, Bruno Gomes e Gabriel Pec. Laranjeira falou sobre a vontade de ganhar uma chance no elenco principal.

- Todo mundo que joga nas categorias de base sonha com chegar ao elenco profissional, e comigo não é diferente. Trabalho diariamente para isso acontecer. Eu ainda não tive essa oportunidade, mas pretendo receber em breve, e quando tiver essa chance, aproveitar da melhor forma possível para se manter lá - encerrou o jogador.

Laranjeira renovou com o Vasco até o fim de 2021 (Divulgação/Vasco)