Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após polêmicas, deputada do PSL é confirmada em evento do Vasco

Encontro idealizado pela Segunda Vice-Presidente Geral do clube, Sônia Andrade, gerou controvérsias no início do ano, quando nome de Joice Hasselmann foi anunciado

Convite feito a deputada do PSL gerou polêmica entre vascaínas (Foto: Reprodução/Instagram)
Escrito por

Depois do convite feito à deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) ter gerado uma polêmica entre torcedoras vascaínas em janeiro, o clube confirmou a parlamentar na segunda edição do evento "Vasco Delas", no próximo sábado . Idealizado pela  2ª Vice-Presidente Geral do clube, Sônia Andrade, o encontro será realizado entre 11h e 16h, na Sede Náutica da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, para debater a violência contra mulher.

Na ocasião do anúncio do nome da deputada, Integrantes do movimento "Vascaínas Contra o Assédio", grupo criado em junho do ano passado para combater o machismo nas arquibancadas, lançaram uma nota de repúdio contra a presença da parlamentar no evento. As torcedoras alegavam que a participação de Joice ia de encontro à história do Cruz-Maltino de defesa das minorias.

Joice Hasselmann foi eleita a deputada federal mais votada da história da Câmara com 1.078.666 votos pelo estado de São Paulo, no pleito de 2018. Ela é integrante do mesmo partido e uma das mais ferrenhas defensoras do presidente da república, Jair Bolsonaro. Polêmica, Joice chegou a se definir em entrevistas como "Bolsonaro de saias". A paranaense diz abertamente considerar o movimento feminista "cafona" e "vitimista". 

Procurada pelo LANCE! para falar do episódio em janeiro, a parlamentar atribuiu à nota de repúdio a um "ranço eleitoral de grupos derrotados".

– Fiquei muito feliz com o convite. Respeito muito a Sonia, vice-presidente do Vasco. Essas moças que fizeram a nota de repúdio estão ligadas a partidos políticos e bandeiras políticas que representam o retrocesso em nosso país. O que nós queremos não é um país para minorias ou maiorias, mas um Brasil para todos. Vou estar sim no "Vasco Delas" para defender uma lei mais rígida por violência contra a mulher. Inclusive, assim que assumir meu mandato, vou convocar uma audiência pública para discutir esse assunto com verdadeiras representantes do Vasco da Gama, que tem uma mulher na diretoria. O choro é livre. Represento todas, não faço distinção. Quando discuto uma política, discuto política de nação. Essa turminha que está querendo fazer barulho tem que entender que a eleição já passou. Elas militaram bastante pela eleição do candidato derrotado e, lamentavelmente, devem estar ainda com esse "ranço eleitoral" – respondeu Joice.

Além da deputada, vão participar do debate, que será mediado pela própria Sônia Andrade, a Delegada da Polícia Civil Juliana Emerique, atual Diretora Geral das 15 Delegacias de Atendimento à Mulher do Estado do Rio de Janeiro,  a Desembargadora Cristina Tereza Gaulia e  a jornalista e apresentadora Vanessa Riche.

A dirigente, primeira mulher a ocupar o cargo no clube carioca, anunciou o lançamento da cartilha  "Vasco contra todas as violações de direitos" como o ponto alto do encontro. 

– Uma das minhas missões como 2ª Vice-Presidente Geral do Vasco da Gama tem sido colocar o Clube como protagonista em ações contra a violação dos direitos. Esta segunda edição do Vasco Delas ressaltará, fundamentalmente, a importância da mobilização justamente contra a violação dos direitos, com o lançamento de uma cartilha, e a relevância da presença da mulher na sociedade e no esporte – comentou Sônia Andrade.

O evento contará ainda com a participação do Presidente da Diretoria Administrativa do Vasco da Gama, Alexandre Campello, do Vice-Presidente do Departamento Social, Marcos Macêdo, e de ilustres convidadas, como a Deputada Federal Soraya Santos (PR – RJ), a atleta do Clube Priscila Cachoeira Gomes da Silva, lutadora de MMA, e Dijoráh Moraes Araújo, uma das torcedoras-símbolo do Vasco da Gama.

Os ingressos para a segunda edição do Vasco Delas estão à venda no Restaurante do Almirante e na Loja Gigante da Colina, ambos em São Januário, e na Sede Náutica da Lagoa. Sempre das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 90,00 e dá direito à feijoada (incluindo bebida) e a assistir os debates. Sócio (Estatutário e Torcedor) paga R$ 75,00. Haverá ainda show com o músico Milton Guedes.



*Sob a supervisão de Hugo Mirandela