Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco anuncia a contratação do técnico português Ricardo Sá Pinto

Novo comandante de 48 anos assina com o Cruz-Maltino para ser o substituto de Ramon Menezes. Departamento de futebol está sendo completamente reformulado

Escrito por

O Vasco anunciou a contratação do treinador português Ricardo Sá Pinto nesta quarta-feira. O novo comandante, de 48 anos, que viaja nesta quinta para o Brasil, vestiu a camisa de Romário no vídeo de apresentação publicado pelo clube. Esta será a primeira vez que o técnico comandará uma equipe brasileira na carreira. Ele chega para substituir Ramon Menezes, demitido na semana passada.

Além disso, o português chega ao Gigante da Colina com contrato até o fim do Campeonato Brasileiro ao lado de três profissionais para a comissão técnica: o auxiliar Rui Mota, o preparador físico João Moreira e o analista de desempenho Igor Dias.

Conhecido pelo estilo inflamado à beira do campo, Ricardo Sá Pinto foi jogador profissional e atuou pelo Sporting e pela seleção portuguesa. Em 2012, iniciou a carreira de treinador no clube de Lisboa e acumula passagens por equipes na Sérvia, Bélgica, Polônia, Grécia e Arábia Saudita.

O último trabalho de Sá Pinto foi no Braga, de Portugal. De julho a dezembro de 2019, o técnico comandou a equipe em 30 partidas, com 18 vitórias, sete derrotas e cinco empates. Sob o seu comando, o time atingiu a melhor participação na história da fase de grupos da Liga Europa, com 14 pontos, e ainda chegou às semifinais da Taça da Liga de Portugal, torneio que viria a conquistar já com outro treinador.

Ricardo Sá Pinto Pinto é rosto conhecido em Portugal, e terá seu primeiro trabalho no Brasil (Divulgação/Site Vasco da Gama)


Ele assumirá o Vasco em um momento de seis partidas sem vencer, incluindo três derrotas consecutivas e uma eliminação na Copa do Brasil para o rival Botafogo. O clube tem 18 pontos e ocupa a 10ª posição, após um início promissor no Campeonato Brasileiro.

Ricardo Sá Pinto será o terceiro técnico do Cruz-Maltino na temporada. O ano começou com Abel Braga, que deixou o comando em março após 14 jogos. Em seguida, Ramon Menezes comandou a equipe em 16 partidas e foi demitido após a derrota para o Bahia, na 14ª rodada.

Reformulação no departamento de futebol
​A demissão de Ramon Menezes gerou um efeito dominó no departamento de futebol do clube. Também foram dispensados os auxiliares Thiago Kosloski e Junior Lopes (este auxiliar do clube), o preparador físico Leo Cupertino, o gerente de futebol, André Souza, e o coordenador-técnico, Antonio Lopes.