Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Do 999º ao milésimo: relembre a saga final de Romário rumo à glória

Do gol contra o Flamengo, no Maracanã, até o feito de pênalti, em São Januário, o Baixinho e o próprio Vasco passaram por dois meses de apreensão e baixo aproveitamento

O milésimo gol de Romário foi marcado de pênalti, assim como o de Pelé (Foto:Reprodução)
Escrito por

Há 13 anos Romário chegava ao milésimo gol na carreira. Em São Januário, o pênalti com bola para um lado e o goleiro Magrão, do Sport, para o outro, se tornou eterno. Neste 20 de maio, o próprio Vasco lembrou o feito do Baixinho, estrela da equipe naquele 2007. Mas do 999º até chegar àquele gol houve muita emoção. Relembre:

25/3 - Pela Taça Rio, o Vasco venceu o Flamengo por 3 a 0. Então com 998, Romário marcou o terceiro. Antes, Abedi e Leandro Amaral balançaram as redes do Maracanã.

28/3 - Já numa fase da carreira em que os 41 anos lhe faziam jogar, habitualmente, uma vez por semana, o centroavante acabava escolhendo quais jogos disputar. O 0 x 0 com o Americano, em São Januário, também pelo Campeonato Carioca, ele viu das cadeiras sociais da Colina Histórica.

1/4 - Aquele Dia da Mentira caiu num verdadeiro domingo. Romário não estaria fora. Mas o Vasco pouco fez diante do Botafogo de Dodô e companhia. Lúcio Flávio e Túlio marcaram naquele 2 a 0.

4/4 - Era quarta-feira, segunda fase da Copa do Brasil. O Maracanã como palco e o Gama como adversário. O Baixinho estava em campo. Mas o Cruz-Maltino decepcionou os presentes com uma derrota e a eliminação precoce após empate no primeiro jogo. Romário foi discreto naquela ocasião. Renato empatou aos 15 minutos para o Vasco depois de Rodrigo Ninja abrir o placar antes dos dois. Nos acréscimos do segundo tempo, Marcelo Uberaba definiu a classificação da equipe de Brasília.

8/4 - Após atuar em dois jogos seguidos, Romário não entrou em campo contra a Cabofriense, na Região dos Lagos. Mas nem por isso deixou de ser assunto. Ele e Leandro Amaral, então companheiro de ataque, trocaram farpas via imprensa. Mesmo com Leandro em campo, o Vasco perdeu.

11/4 - Já pela semifinal da Taça Rio, o Vasco entrou em campo novamente contra o Botafogo. Mas também com a expectativa do milésimo do gol de Romário, presente e pela continuidade das atividades - o time fora eliminado na Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro ainda não havia começado. Naquela quarta-feira, um 4 a 4 emocionante desde a saída de bola teve um gol do Cruz-Maltino em que a bola quase tocou no Baixinho, mas acabou entrando antes. Decisão nos pênaltis, Vasco eliminado e só voltaria a campo mais de um mês depois.

13/5 - A estreia do Vasco no Campeonato Brasileiro foi contra o América-RN, fora de casa. Romário não viajou, mas o time de São Januário venceu por 1 a 0. Gol de Leandro Amaral.

20/5 - Enfim o grande dia. Segunda rodada do Campeonato Brasileiro, Romário começa a partida e o adversário era um Sport que mostrava muitas fragilidades defensivas. André Dias havia marcado dois, Luciano Henrique descontaria no fim, mas quando foi marcado um pênalti para o Vasco até o Domingão do Faustão foi interrompido para o Brasil inteiro assistir ao milésimo gol do atacante considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos.