O Brasil assegurou nesta quinta-feira briga direta por mais duas medalhas na Universíade 2015. O atletismo e o futebol masculino garantiram chances reais de conquista para o país ao alcançarem importantes resultados no sétimo dia de competições em Gwangju, na Coreia do Sul. Artur Terezan, da UEM, foi o nome no Estádio Principal ao registrar o melhor tempo da temporada (50.18) e cravar vaga na final dos 400 metros com barreira. A decisão acontece amanhã.
No futebol masculino, o time brasileiro derrotou de virada a África do Sul por 2 a 1 e foi para a semifinal. Talismã da seleção, o atacante Pedro Pinheiro mais uma vez brilhou. Depois de entrar no jogo contra o Irã e marcar três gols, ele voltou a ser decisivo. Desta vez como titular, ele fez o gol que deu a vaga ao Brasil na disputa por medalhas. A equipe enfrenta no sábado a Coreia do Sul.
- Foi uma partida muito difícil, saímos atrás no placar. A África do Sul tem um time muito alto, sentimos esta dificuldade, mas conseguimos vencer na qualidade do jogo brasileiro - afirma o goleiro Henrique Martins Teixeira, que já projeta o próximo duelo, diante dos donos da casa.
- A Coreia do Sul é a grande sensação do torneio, fizeram 3 a 0 no Uruguai e está 100% no torneio. Eles são favoritos, porém estamos confiantes e temos totais condições de vencer - complementa.
No handebol feminino, a equipe atual campeã mundial comandada pelo técnico Daniel Cubano continua sobrando na competição. A vítima da vez foi à Eslováquia, por 26 a 16. Nada mais que dez jogadoras brasileiras anotaram gols no rival europeu. Com 100% de aproveitamento em chutes, Tamires Costa foi a destaque com cinco gols. No masculino, vitória tranquila sobre a Hungria, por 34 a 26.
Já o time feminino de vôlei não resistiu a forte seleção ucraniana e caiu na semifinal, pelo placar de 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 20/25, 26/24 e 25/23. A seleção universitária tenta no sábado o bronze diante do Japão.
- Foi um jogo difícil. Sabíamos que a Ucrânia tinha poder de ataque muito grande. O jogo poderia ter sido tanto 3 a 1 para nós como para elas. Nosso time pecou pelo detalhe. Infelizmente não conseguimos ir para final, mas agora temos chances de ganhar o bronze - diz a ponteira Amanda.
Responsável até agora pelos dois ouros do Brasil na Universíade 2015, Henrique Martins alcançou mais uma final na natação. O atleta da Unisul disputa nesta sexta-feira a decisão dos 50m livre.
Trio brasileiro no golfe
Modalidade olímpica, porém ainda em desenvolvimento no Brasil, o golfe reúne três atletas brasileiros na Universíade de 2015. É a segunda vez que o país compete na categoria. Após Nathalie Silva e Larissa Rocha disputarem a competição universitária há quatro anos, na China, a equipe verde e amarela conta para esta edição com um trio masculino. Daniel Ishii, Luiz Jacintho e Matheus Balestrin encaram o torneio na disputa por equipes, na qual o Brasil se encontra em sétimo no geral, e no individual.
- Estou achando muito legal, é uma competição diferente. Tem uma infraestrutura muito boa - afirma Luiz, que terminou o ranking desta tarde em 12º.