A Stock Car desembarca pelo quarto ano seguido em Ribeirão Preto, neste fim de semana. Mas a corrida deste ano vai ter uma novidade. Pela primeira vez, o circuito foi montado na Zona Norte, no Parque Industrial, região mais afastada do centro da cidade. E a mudança parece ter agradado os pilotos.
A troca no local foi ocasionada pelo desenvolvimento urbano do antigo local onde ela era realizada, na Zona Sul da cidade. Prédios passaram a ser erguidos no local, o que diminuiu o espaço para a montagem da pista.
A extensão do circuito é parecida – 2.395m no antigo e 2.298m no atual. No entanto, as grandes diferenças estão na largura e no número de locais para as ultrapassagens.
– A pista é bem mais larga. Em um circuito de rua, isso é muito importante, porque ajuda na ultrapassagem. A reta da largada é mais larga e podem caber três carros. A maioria das curvas é feita em primeira marcha. E para a segurança, ela é mais segura – disse Nonô Figueiredo.
O novo circuito de Ribeirão Preto é apenas o terceiro de rua da categoria. O primeiro foi montado em Salvador, para a temporada 2009. No ano seguinte, surgiu a antiga pista da cidade do interior paulista.
Por conta da novidade, os pilotos vão ter um dia a mais para treinar. Normalmente na Stock Car, as atividades começam apenas no sábado. No entanto, nesta sexta-feira, divididos em dois grupos, os corredores vão ter uma hora para conhecer a pista.
Já sábado, na parte da manhã, acontecem mais duas sessões de treinos livres. O classificatório está marcado para as 16h (de Brasília).
Após seis corridas, Ricardo Maurício lidera o campeonato, com 111 pontos. Daniel Serra aparece em seguida, com apenas um ponto atrás.
* O repórter viaja a convite da Pioneer