O Volcom Fiji Pro retornou nesta terça-feira em Cloudbreak com ondas perfeitas de 6-8 pés para definir os classificados para as quartas de final do quarto desafio do ASP World Tour 2013 na ilha de Tavarua, em Fiji. As duas primeiras vagas foram conquistadas com notas 10 de Kelly Slater e John John Florence, com Joel Parkinson e Mick Fanning também surfando tubos incríveis para se destacarem entre os surfistas que disputaram as dezessete baterias. Os brasileiros Miguel Pupo e Heitor Alves foram barrados nos primeiros duelos do dia e ficaram em 13.o lugar em Fiji.
Ninguém conseguiu bater os 19,80 pontos de 20 possíveis que o havaiano John John Florence atingiu com a sua primeira nota 10 nos tubos de Restaurants durante a repescagem na quinta-feira da semana passada. Mas, Kelly Slater e Mick Fanning chegaram perto disso, alcançando 19,30 e 19,53 pontos, respectivamente, em suas classificações para as quartas de final.
Slater defende o título de campeão do Volcom Fiji Pro, conquistado na final contra Gabriel Medina no ano passado, seguindo firme na busca pelo bicampeonato consecutivo na paradisíaca ilha de Tavarua. Ele ganhou o seu primeiro 10 esse ano em um tubo duplo que pegou em uma onda da série em Cloudbreak, para mandar o havaiano Sebastian Zietz e o francês Jeremy Flores para a repescagem na quarta fase.
- Foi inacreditável. Essas foram algumas das melhores ondas que já surfei em um campeonato. Na nota 10, eu estava bem fundo no tubo, tive que acelerar lá dentro pra sair, fiz uma manobra e encaixei em outro tubo profundo. Foi incrível porque era uma onda grande, muito perfeita e eu só queria estar no lugar certo pra aproveitar. Nem sequer me importava se ia vencer ou não, porque ainda tinha a repescagem - disse Slater.
Agora, Mick Fanning e Slater são os únicos que vão disputar a liderança do ranking mundial com Jordy Smith no último dia do Volcom Fiji Pro. O sul-africano assumiu a ponta com a derrota de Adriano de Souza na primeira repescagem do campeonato e chegou a tropeçar na quarta fase, quando foi batido por John John Florence. Mas, conseguiu se recuperar vencendo um confronto muito difícil contra o francês Jeremy Flores, encerrado em 14,50 a 14,43 pontos. Ele agora terá a chance de vingar a derrota para John John na abertura das quartas de final.