Na semana seguinte à da apresentação de Neymar no Barcelona, o Santos volta a ser notícia no site do clube catalão, mas por causa de outro craque. Aliás, o maior de todos: Pelé. Nesta quarta-feira, o último jogo do Rei no Camp Nou completa 50 anos.
A partida foi um amistoso entre os dois clubes, que vai se repetir duas vezes neste ano, como parte do pagamento de Neymar, e na altura, o Barça venceu por 2 a 0, gols de Pereda e Zaballa na frente de mais de 85 mil pessoas.
E MAIS:
> Barcelona pode contratar Fernando Torres para ajudar Neymar no ataque
> Confiança toma conta da Espanha após vitórias em amistosos
> Pai de Messi defende o seu filho das suspeitas de fraude fiscal
> Neymar é o jogador mais valioso da Copa das Confederações
O site do Barça coloca aquela equipe do Santos, que tinha derrotado o Benfica no Mundial há pouco tempo, como "sem dúvida o time da moda". Tudo isso tornou o jogo em um acontecimento na Catalunha.
O próprio clube catalão reconhece que seu time era inferior, apesar da vitória. E não foi o único encontro entre os clubes na época no Camp Nou. Em 1959, o Santos goleou o Barça por 5 a 1 (o site destaca que os blaugranas jogaram com o time reserva), com dois de Pelé, e em 1960, um jogão com vitória espanhola por 4 a 3.
Os rivais ainda se encontraram outras três vezes. O Santos de Pelé perdeu para o Barça de Cruyff em 1974 por 4 a 1 em Cádiz, pelo Ramón de Carranza. Pelo Joan Gamper, em 1998, outra vez no Camp Nou, empate em 2 a 2, e vitória catalã nos pênaltis. Além da final do Mundial de Clubes, quando Messi venceu o duelo com Neymar por 4 a 0.