Juan Carlos Osorio terá de resolver um problema raro para o São Paulo nesta temporada. Diante do Corinthians, às 16h de domingo, será apenas o terceiro jogo de 2015 em que Alexandre Pato e Luis Fabiano desfalcarão o Tricolor juntos. Motivo de preocupação pela falta de opções no ataque e também pela mudança no estilo de jogo com a ausência de um centroavante.

A primeira vez em que a dupla ficou fora de uma partida foi em 15 de março. Na ocasião, os são-paulinos visitaram a Ponte Preta em Campinas e venceram de virada por 2 a 1, com gols de Paulo Miranda e Alan Kardec, que teve Ewandro e Cafu como parceiros de ataque (ambos já negociados pelo clube paulista). Depois, Kardec e Ewandro decidiram os 3 a 0 sobre o Marília no Morumbi em 22 de março, com dois do centroavante e um da joia emprestada ao Atlético-PR.

- É complicado. Só dois jogos fizemos sem eles no ano. Temos que, dentro do grupo, tirar essa opção. O professor está trabalhando para que as coisas sejam feitas da melhor maneira e a gente faça um bom jogo. O Luis vem nos ajudando, preocupa os zagueiros, segura a bola na frente e isso quase ninguém vê. Como é centroavante querem que faça gol, mas para o time é muito importante - lamentou o lateral-direito Bruno.

Pato, que tem sete gols no Campeonato Brasileiro, não poderá encarar o Corinthians por questões contratuais. Já Fabuloso, com dois tentos no torneio nacional, cumprirá punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo cartão vermelho recebido contra o Sport na 14ª rodada. Assim, Michel Bastos deve ter a companhia do argentino Ricardo Centurión no ataque, com Wilder Guisao e João Paulo brigando por outra vaga.

- A gente tem que ter inteligência para atacar. Com os dois (Pato e Luis) como referência a gente sempre vai na linha de fundo procurar o passe na área. Agora temos que ser mais inteligentes para achar os pontas que chegarão com os meias para concluir a gol. Dentro do Morumbi vamos respeitar o rival, mas precisamos sair com a vitória - avisou o camisa 22, recuperado de entorse no tornozelo esquerdo após seis jogos de molho.

Das opções de Osorio, Centurión teve boa atuação como referência na goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, enquanto João Paulo e Wilder, que também podem atuar na função, nunca foram titulares do Tricolor. Alan Kardec, responsável por salvar o time na ausência dos astros, segue a recuperação de cirurgia no joelho direito feita no início de abril.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Bruno:

Você não joga há seis partidas, já está pronto para ser titular?
Estou pronto para jogar. Treinei com o grupo essa semana, desde o Reffis já vinha trabalhando para chegar apto, 100%. Agora é esperar o que o professor determinar para o clássico. 

O time tem conversado para evitar novas expulsões em clássicos (quatro no ano)? 
Sempre conversamos. Todos entram 100% e sobra vontade. Mas é preciso inteligência para terminar com os 11 jogadores e que a falta de um atleta não determine no resultado. É preciso muita vontade, mas muita inteligência. O professor Osorio já falou no último treino, prometeu não ser mais expulso... Precisamos de todos, não podemos entrar em provocações e precisamos esquecer os árbitros. É dificil, mas precisa ser inteligente.

Vencer o Corinthians, que é o vice-líder, é a chance de voltar a sonhar com o título?
Esse jogo precisa ser encarado com seriedade, ainda mais no Morumbi. Conquistando essa vitória vamos chegar mais na ponta. O campeonato é longo, difícil... A diferença de perder pontos em casa faz falta no final. Precisamos desses pontos para chegar a nossos objetivos. É muito importante o fator casa no Morumbi, onde a torcida nos ajuda muito. Acredito que a torcida vai lotar o Morumbi para que a gente consiga as vitórias.


Siga o Lance! no Google News