Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos expõe taça histórica e valiosa até dia 30 no Memorial das Conquistas

Arthur - Treino do Flamengo (Foto: flamengo.com.br)
Escrito por

O Memorial das Conquistas do Santos recebe uma exposição especial em lembrança ao título do Campeonato Paulista de 1965 e também em comemoração de 11 anos do local que abriga boa parte das taças e recordações das glórias da história do clube. O período de alta visitação do museu do Peixe foi aberto nesta segunda-feira e terá um item raro em exibição somente até o dia 30 deste mês: a valiosa e histórica Taça da Bola de Ouro, conquistada justamente pelo time de Pelé e companhia em 65.

A história desse troféu é inusitada. Na época, o Palmeiras era um dos poucos times que faziam frente ao Santos nos campeonatos nacionais e também no tradicional Campeonato Paulista. Houve um período em que os clubes praticamente revezavam os títulos estaduais, e em 1964 o Santos havia sido campeão. Confiando em título do Alviverde de 65, dois irmãos palmeirenses, proprietários da "Confecção D'orio" prometeram encomendar a ourives de São Paulo uma taça artística, de ouro maciço.

Naquele ano, no entanto, o Santos acabou campeão paulista com duas rodadas de antecedência, perdendo apenas dois jogos em todo o torneio de pontos corridos - curiosamente, os dois diante do Palmeiras. Com uma campanha de 25 vitórias, três empates e duas derrotas em 30 jogos, e Pelé artilheiro com 49 gols, o Santos foi campeão estadual de 1965 e levou para a Vila Belmiro a Taça da Bola de Ouro.

O troféu, segundo historiadores do clube, valia mais dinheiro do que o Santos arrecadava em todos os seus jogos decisivos. Por isso, a decisão da diretoria foi trancar o objeto de ouro no cofre do estádio por medida de segurança. A taça saiu de lá apenas para exposições pontuais, inclusive na festa de centenário do clube. E agora, quando fica protegida, mas à vista, até dia 30 de novembro.

Os outros itens da exposição do Memorial das Conquistas seguirão após a "passagem" da Taça da Bola de Ouro. As camisas dos jogadores que participaram das conquistas ficam até dia 19 de dezembro e o restante do material, como jornais, revistas e outros objetos, até o fim da alta temporada de visitação, em fevereiro. O local está aberto diariamente, entre 9h e 18h, com horários reservados para visitas monitoradas.