O Fluminense começa a se reerguer na temporada. Graças a uma boa atuação, a estreia tricolor na Copa do Brasil foi com vitória. Para isso, foram fundamentais as participações do goleiro Diego Cavalieri e do atacante Samuel. O primeiro defendeu um pênalti e o segundo marcou de rebote o gol salvador do triunfo por 1 a 0 sobre o Goiás, nesta quarta-feira, no Maracanã.
Com o resultado, o Tricolor precisa apenas de um empate no confronto de volta para avançar na competição. Uma derrota por 1 a 0 leva a disputa para os pênaltis. Qualquer outro resultado favorece o clube goiano. As equipes se enfrentam novamente na próxima quarta-feira, no Serra Dourada. Até lá, encaram compromissos pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o Fluminense enfrentará o São Paulo, no Morumbi, o Goiás visitará o Internacional, no Estádio do Vale. Os dois jogos serão no domingo.
SAMUEL SE DESTACA NOVAMENTE
A etapa inicial não foi das melhores. O Fluminense repetiu o esquema tático utilizado contra o Corinthians, pelo Brasileirão, com três zagueiros e três volantes. Já o Goiás manteve o time no 4-4-2, com dois volantes e dois meias. Resultado: o meio de campo ficou lotado e a partida truncada, diante das marcações adiantadas e da dificuldade de ambas as equipes para trocar passes. O gramado do Maracanã, que está longe do ideal, também atrapalhou a vida dos jogadores.
Porém, o Flu conseguiu criar algumas boas oportunidades, principalmente com Carlinhos e Fred. Foram necessárias três para marcar um gol. Na primeira, após contra-ataque puxado pelo capitão, o camisa 6 finalizou em cima do goleiro Renan. Na segunda, foi a vez do atacante acertar o travessão, em bela cabeçada. E na terceira, aos 42 minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo cruzou, o artilheiro tentou, Jean se meteu na história e, depois de toda a confusão, Samuel aproveitou o rebote e abriu o placar.

Samuel mostrou oportunismo para colocar o Tricolor na frente (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
CAVALIERI PEGA PÊNALTI DE WALTER
O Goiás mudou de postura após o intervalo. Depois de se limitar a alguns chutes de fora da área no primeiro tempo, o Esmeraldino veio mais agressivo para a etapa final. Renan Oliveira descolou um pênalti, quando Gum colocou o braço na bola. Mas o atacante Walter, destaque do time na temporada, desperdiçou. A cobrança foi ruim, praticamente em cima do goleiro Diego Cavalieri.

Atacante Walter bateu mal e Diego Cavalieri defendeu o pênalti (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
A partida ganhou em intensidade. O Fluminense seguiu tendo bom aproveitamento quando atacava pelas laterais. Carlinhos continou deitando e rolando em cima de Vitor. Além disso, alguns nomes que estiveram apagados no primeiro tempo "acordaram" para o jogo, como o volante Jean. Ele protagonizou bela jogada, ao driblar quatro marcadores e não anotar um golaço por muito pouco.

Para dar novo gás ao meio-campo e melhorar a saída de bola, o técnico Vanderlei Luxemburgo lançou Diguinho e Deco. Além disso, sacou Samuel e colocou Marcos Júnior, para dar maior movimentação ao ataque. Enquanto isso, Enderson Moreira substituiu Welinton Júnior por Sasha e Hugo por Ramon. O objetivo era não sofrer outro gol, sem deixar de ameaçar o adversário.
E esse foi o panorama dos minutos finais: o Goiás pressionando o Fluminense, meio que no abafa, e o goleiro Diego Cavalieri se destacando, com defesa atrás de defesa importante. Desorganizado, o Tricolor não construiu uma grande jogada no fim do jogo. Mas não foi necessário: o camisa 12 e o atacante Samuel já haviam garantido a estreia tricolor na Copa do Brasil com triunfo.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 GOIÁS
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 21/8/2013 - 21h50 (Horário de Brasília)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Daniel Paulo Zioli (SP)
Renda/Público: R$260.420,00 / 16.600 pagantes / 20.082 presentes
Cartões amarelos: Diguinho, Gum e Jean (FLU); Walter (GOI)
Gols: Samuel (1-0), aos 42'/1ºT
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Gum, Leandro Euzébio e Edinho; Igor Julião, Willian (Diguinho - 17'/2ºT), Jean, Felipe (Deco - 28'/2ºT) e Carlinhos; Samuel (Marcos Júnior - 27'/2ºT) e Fred. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
GOIÁS: Renan, Vitor, Ernando, Rodrigo, e Willian Matheus; David, Welinton Júnior (Sasha - 15'/2ºT), Dudu Cearense (Neto Baiano - 42'/2ºT), Hugo (Ramon - 37'/2ºT) e Renan Oliveira; Walter. Técnico: Enderson Moreira