O passado de Ronaldo é azul. Foi nos juniores do Cruzeiro que ele apareceu no cenário nacional. Mas o presente do Fenômeno é alvinegro. E bastante ambicioso: a busca pelo título brasileiro, o quinto caneco da História do Corinthians.
É com esse espírito que o atacante reencontra a equipe que o projetou para o futebol brasileiro, um confronto que é visto por todos como uma das principais decisões do Brasileirão-10 – confronto será neste sábado, no Pacaembu, às 19h30.
Em março de 93, levado pelo ex-jogador Jairzinho ao Cruzeiro, o franzino atacante, de dentes grandes e sorriso fácil, vivia seu momento de maior exposição até então. Uma minúscula amostra do que aconteceria com ele no futuro.
Aliás, por essas coincidências do destino, a sua atual equipe foi também seu primeiro adversário em âmbito nacional. No dia 7 de setembro de 93, no Mineirão, Ronaldo era escalado pela primeira vez no Brasileirão. Naquela tarde, o Timão ganhou por 2 a 0. O jovem atacante, com apenas 16 anos, teve atuação discreta (saiba mais sobre esse jogo na página ao lado, com depoimento do zagueiro Marcelo).
– É sempre bom reencontrar o Cruzeiro, pois sou bastante agradecido pela formação que tive lá. Na base deles, você aprende muito. Serei grato por isso pelo resto da vida. Foi lá onde me tornei homem, mas vou defender a camisa do Corinthians sem lembrar disso – avisou o camisa 9, em entrevista coletiva.
Ronaldo sabe da responsabilidade que carrega e, principalmente, da confiança que companheiros e torcedores têm nos seus pés. Desde que retornou aos gramados, o Timão não perdeu. E, diante da equipe que divide o posto de vice-líder da competição, o Fenômeno terá a chance de provar que seu coração, que já foi rubro-negro, virou preto e branco. E que o azul faz parte do passado. Apenas do passado.
– Eu não tenho certeza que vamos ganhar, mas tenho certeza que faremos tudo para isso. Temos jogadores que podem definir esse título para nós. Nosso objetivo é fazer do Corinthians cada vez maior – avisou o maior astro do elenco.
Será a sua 6 participação consecutiva desde que voltou, igualando sua maior sequência no ano.
RONALDO – 93/94
Chegada
Veio em março de 1993, oferecido pelo ex-jogador Jairzinho, que recebeu US$ 50 mil após ceder 55% do seu passe.
Títulos
Mineiro-1994; Supertaça Minas Gerais Júnior-1993; Copa BH Júnior-1993
Artilharias
Supercopa-93 (oito gols); Mineiro-94 (22 gols); Copa BH Júnior-93 (nove)
58 jogos - Fez Ronaldo com a camisa do Cruzeiro, entre os anos de 93 e 94
56 gols - Marcou na Toca (dez de pênalti e dez de cabeça. Gols por jogo: 0,96
Dia 27/10/2015 23:46