Dia 27/10/2015
12:31
Compartilhar

Uma trave em grandes dimensões com uma bola colorida e suspensa em um dos acessos ao Maracanã. Este é o desejo atual de criação do artista plástico Romero Britto, nomeado pela Fifa no ano passado como embaixador da Copa do Mundo de 2014.

Em visita ao estádio neste sábado, acompanhado do secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio, André Lazaroni, Romero revelou com exclusividade ao LANCE!net o intuito de fazer essa obra e doá-la para o Maraca:

– É um sonho de muito tempo e estou muito entusiasmado com a possibilidade de concretizá-lo – disse o artista.

Na concepção de Romero, a escultura seria a representação de um gol com uma bola no meio da estrutura. E já tem até título:

– Gostaria que se chamasse Bola Guarani, que seria uma homenagem à primeira grande obra de arte brasileira – explicou Romero.

Romero Britto planeja escultura para novo Maracanã

Conforme o desenho feito pelo próprio Romero durante a visita ao estádio, as traves de oito metros de altura devem ser em aço escovado, assim como o travessão de seis metros. A bola, de dois metros de raio, seria fabricada em resina de cana de açúcar, o que garante a marca de sustentabilidade do projeto, pois o material é considerado um "plástico verde".

E se tratando de Romero Britto não poderia faltar as cores: os gomos da bola vão ser em verde, amarelo, azul e branco, como na bandeira do Brasil. Mas ao invés de pintar a resina, o artista quer fazer um mosaico de pequenos vidros coloridos para dar forma ao desenho da bola. O coração, que vai estampar o meio da escultura, outra marca registrada do artista, ainda não tem uma cor definida.

– É importante trazer as artes visuais para o Maracanã junto com esse grande momento. Afinal, futebol é isso também, é arte – comentou.

Apesar de toda empolgação do artista em fazer esta escultura, o governo do Rio ainda vai analisar onde ela poderia ser colocada no entorno e ainda vai responder ao artista se vai aceitar o presente.

Com a palavra

Romero Britto - artista plástico

Pensei em fazer a bola de resina de cana de açúcar porque quero uma obra sustentável e doce. Será uma homenagem a toda esta paixão do brasileiro pelo futebol, esta alegria. E a paixão pelo futebol não é só do brasileiro, é do mundo todo.

Cresci em uma família de oito irmãos, então sempre tinha uma bola de futebol em casa. Sempre tive essa referência do esporte. Por enquanto eu só tenho o projeto na minha cabeça, mas, se quiserem, fica pronto em 30 dias.

Siga o Lance! no Google News