Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Projeto do Centro de Treinamento do Flu é apresentado nas Laranjeiras

Projeto novo CT do Fluminense (Foto: Divulgação/ Fluminense FC)
Escrito por

O sonho do Centro de Teinamento do Fluminense está mais perto acontecer. Em evento realizado para a imprensa na tarde desta terça-feira, no Salão Nobre do clube, o presidente Peter Siemsen, o vice de futebol, Ricardo Tenório e o vice-presidente de projetos especiais, Pedro Antônio Ribeiro da Silva, apresentaram e detalharam o projeto do CT que ficará em um terreno na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca. O preço estimado para a obra está entre 40 e 45 milhões de reais com previsão de término para o primeiro semestre de 2016.

- Estamos num trabalho intenso. Talvez consigamos uma boa parte do material para aterro por custo zero. Se você fizer uma conta rápida, deve-se gastar na faixa de 40, 45 milhões de reais para fazer tudo isso - explicou Pedro Antônio Ribeiro da Silva, vice-presidente de Projetos Especiais.

A tendência é de que o terreno comece a ser trabalhado em cerca de dois meses. Pedro Antônio explicou as dificuldades da obra e o planejamento para que tudo ocorra como imaginado pelo diretoria tricolor. Essa etapa é considerada extremamente importante. A estabilização do solo terá aceleração com dreno fibro-químicos (eliminação rápida da água do solo) e uso de geossintéticos (próprios para uso em obras de terra onde um alto nível de durabilidade é exigido).

- Fizemos um trabalho de pesquisa e sondagem de solo. Tivemos que acertar tudo isso. Este tipo de solo é como pisar num barco. Ele afunda, quanto mais peso, mais ele vai abaixar. Estaquearam tudo, e aí sim, acharam a solução. Descobrimos que todas as edificações da região tinham esse problema, uns mais outros menos e começamos a trabalhar nisso. Contratamos uma empresa que estará terminando o estudo nos próximos dias. Uma das coisas que vamos usar, uma técnica interessante, é criar uma barreira nas ruas. Vamos aterrar e conseguir - explicou Pedro.

Outras prioridades são os projetos considerados para arquitetura, fundações e ar-condicionado.

O Fluminense terá direito a explorar o terreno durante 50 anos renováveis pelo mesmo período. Para isso, o Fluminense terá que cumprir com pedidos especiais da Prefeirtura, como cede essas instalações para as Olimpíadas de 2016. Por isso, o principal obstáculo é ter as instalações prontas para a Olimpíada é praticamente uma obsessão do Flu.

- O Fluminense tem que ceder as instalações para os Jogos Olímpicos. 2016 é uma data na qual pretendemos estar com tudo pronto. A Olimpíada ocorrerá só no Rio de Janeiro e terão os jogos de futebol tanto feminino quanto masculino - lembrou Pedro.

Além de três campos de futebol, o CT tricolor terá um prédio de cinco andares com alojamentos para jogadores e comissão técnica (suficiente para comportar 68 atletas), área de lazer, garagem, piscina, academia, estacionamentos e uma sala de imprensa.

ARRECADAÇÃO

O grande obstáculo para o Fluminense fazer a obra do CT andar é financeiro. O clube ainda terá que correr atrás de boa parte do valor necessário para terminar a construção. Segundo o vice-presidente de Projetos Especiais, as fontes de arrecadação desse valor será o Marketing dirigido, ale´m de doações especifícias, campanha de bilheterias e envolvimento dos torcedores em valores diferenciados, além de garantir que também pode ajudar o clube financeiramente neste processo.

- Até dezembro deste ano, janeiro de 2015, vamos garimpar os recursos para edificações e procurar doadores para pagar as fundações. Nós vamos dar um jeito. Se não arranjarmos, eu entro com o dinheiro para ajudar na construção.