Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pesquisa LANCE!-Ibope: Confira os destaques de Paraná, Bahia, Ceará e Pernambuco

Infográficos pesquisa LANCE!-Ibope (Foto: Arte LANCE!)
Escrito por

A pesquisa LANCE!-Ibope também divulga os resultados de cada um dos estados brasileiros com mais tradição no futebol. Confira nesta matéria os holofotes da pesquisa no Paraná, Bahia, Ceará e Pernambuco. 

PARANÁ

A pesquisa LANCE!-Ibope 2014 confirma: a torcida do Atlético-PR domina o futebol do Paraná com folga. Dentre os 11 milhões de habitantes do estado, 20% ou 2,2 milhões torcem para o Furacão. Os rivais Coritiba e Paraná não alcançaram 1% da preferência nacional, portanto entram na alcunha "outros clubes", somando 10,3% dos paranaenses, cerca de 1,1 milhão de pessoas. 

Entretanto, a pesquisa mostra que os clubes paulistas são tão grandes como os times locais. O Corinthians, por exemplo, soma mais torcedores no estado, 14,4% ou 1,6 milhão de pessoas, do que as torcidas de Coritiba e Paraná juntas (10,3%). Somando São Paulo, Palmeiras e Santos, a presença paulista no estado chega a 27%, ou 3 milhões de pessoas. 

BAHIA

A disputa entre as maiores torcidas na Bahia é acirrada. O time homônimo do estado está na dianteira, com 3,4 milhões de torcedores, ou 22,4% da preferência do estado. O rival Vitória fica só um pouco atrás, com 17,8% da torcida do estado, cerca de 2,6 milhões de pessoas.
Assim como em Minas Gerais, na Bahia há a forte presença de times paulistas e cariocas. Juntos, somam 30,6% da torcida do estado, ou cerca de 5 milhões de pessoas. Flamengo lidera com 12,4% da torcida, seguido de Corinthians (7,4%), São Paulo (3,6), Palmeiras (2,6%), Santos (1,4%), Vasco (1,2%), Botafogo (0,6%) e Fluminense (0,4%).

Vale notar que clubes dos estados próximos, como Ceará e Pernambuco, não alcançaram nem 1% da preferência dos Baianos. 

CEARÁ

Perder em casa. É o que significa a pesquisa LANCE!-Ibope para o Vozão do Ceará, que em seu próprio estado tem menos torcida do que o Flamengo. Enquanto o clube carioca tem 20,1% da preferência no estado, o Ceará ficou com apenas 16,8%, o que representa 1,5 milhão de torcedores. O rival Fortaleza aparece na eitqueta "outros clubes" (8,7%), por não ter alcançado 1% na pesquisa nacional. 

Clubes paulistas também fazem fama no Ceará. Mais de 700 mil torcem pelo Corinthians (8,1%), 500 mil para o Palmeiras (5,7%) e 477 mil para o São Paulo (5,4%). Pelos cariocas, destaque para o Vasco, que tem torcida de quase 250 mil pessoas, e Botafogo, com 62 mil torcedores.
A pesquisa LANCE!-Ibope ouviu 298 pessoas no estado de Pernambuco.


PERNAMBUCO

O futebol pernambucano tem dois donos: Sport e Santa Cruz. Enquanto no campeonato Brasileiro a distância é grande, entre as torcidas é pequena. Com 2,4 milhões de torcedores, o Sport lidera (26,3%) no estado, enquanto 24%, ou 2,2 milhões de pessoas, torcem pelo Santa Cruz. O Náutico não alcançou 1% na pesquisa nacional e entrou na etiqueta outros, com 5,3%. 

A maior torcida “forasteira” de Pernambuco é a do Corinthians, que conta com 677 mil torcedores (7,3%), seguido pelo São Paulo, que é apoiado por 371 mil pernambucanos. Pelos cariocas, o Flamengo tem 2,3% da torcida de Pernambuco, o que equivale a 220 mil torcedores.

O LANCE!-Ibope entrevistou 300 pernambucanos de todas as classes de renda, escolaridade e idades.