Dia 27/10/2015
18:59
Compartilhar

Em uma noite apática da equipe do Botafogo, o time comandado por Caio Junior foi derrotado pelo Figueirense por 1 a 0, no Engenhão, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Júlio César, logo no início, de muito longe, fez o gol da vitória do time de Santa Catarina.

Com o resultado, o Botafogo permanece na terceira colocação, com 55 pontos. Resta torcer contra Vasco e Corinthians, neste domingo, para não se afastar das chances de título. Foi a primeira derrota do Glorioso no Engenhão neste Brasileirão. Por sua vez, o Figueirense mantém a grande fase e é o quinto colocado, com 53, na zona de classificação para a Libertadores.

Os gols do Glorioso em tempo real no seu celular

Assista aos lances da vitória do Figueirense sobre o Botafogo


O JOGO

Atuando em casa, o Botafogo começou pressionando o Figueirense. Logo aos dois minutos de jogo, Renato, que jogava em uma posição maisa avançada, arrancou pelo meio-campo e tentou achar Loco Abreu no meio da zaga do Figueirense. Roger Carvalho estava atento e afastou o perigo. Mas quem acabou abrindo o placar foi o time visitante.


FOTOS: Confira imagens da derrota do Botafogo no Engenhão

Aos cinco minutos, em uma jogada de contra-ataque, Wellington Nem tocou para Júlio César na ponta esquerda. O atacante soltou a bomba de longe e acabou surpreendendo Jefferson, que estava adiantado. O Figueira abria o placar logo no início do jogo. Dois minutos depois, o autor do gol do time catarinense recebeu boa bola dentro da área, passou facilmente por Lucas e arriscou de canhota. Desta vez, Jefferson salvou o Bota.


O jogo pegava fogo e aos oito minutos, quase o Botafogo empata. Renato fez boa jogada pela direita e tocou para Loco Abreu, que na marca do pênalti perdeu grande oportunidade. Wilson fez uma bela intervenção. O lance animou a torcida, que passou a apoiar o time. Maicosuel e Renato cresciam de produção na primeira etapa. Com isso, o Figueirense ficou mais retraído e passava a jogar nos contra-ataques.

Aos 19, a pressão do time de Caio Junior continuava. Em cobrança de escanteio, Antônio Carlos subiu mais que toda a zaga e cabeceou para o gol. Antes de chegar à meta de Wilson, o lateral Bruno Vieira jogou para a linha de fundo. Na sequência, Renato bateu novo escanteio e o zagueiro do Botafogo cabeceou com estilo e tirou tinta da trave do Figueira. O Botafogo dominava a partida, mas o gol não saía.

Aos 25, o time do Figueirense respondeu com uma jogada perigosa e perdeu um gol incrível. Júlio César fez boa tabela com Juninho e entrou livre na frente de Jefferson. O camisa 99 driblou o goleiro da Seleção Brasileira, mas falhou na finalização, mandando a bola para fora. Uma chance que não se pode desperdiçar em um jogo equilibrado. Aos 32, Bruno recebeu em profundidade, cruzou rasteiro e Antônio Carlos desarmou Wellington Nem na pequena área do Botafogo.

Aos 36 minutos, o Botafogo voltou a reagir. Renato cobrou falta na grande área e Fábio Ferreira pegou de primeira, mas a bola foi sem direção e quase parou nas arquibancadas do Engenhão. Depois de tanta pressão do Botafogo, o Figueirense equilibrou as ações do jogo e começou a tocar a bola no campo de ataque do adversário, conseguindo manter a vantagem de um gol no primeiro tempo. Quem sofreu foi Caio Junior, que teve de sair de campo com os gritos de "burro".

SEGUNDO TEMPO

Precisando do resultando, Caio Junior promoveu a mudança que a torcida pedia na primeira etapa. Saiu Léo e Herrera entrou em seu lugar. A mudança teve efeito imediato. O Botafogo se lançou ao ataque e aos dois minutos Antônio Carlos quase empatou o placar, em um bom chute da entrada da área. Wilson defendeu com tranquilidade. Dois minutos depois, Lucas se chocou com Edson Silva na grande área e pediu pênalti. Heber Roberto Lopes mandou o jogo seguir.

O time comandado por Jorginho continuava assustando nos contra-ataques. Em uma jogada rápida, Coutinho recebeu na entrada da área e soltou a bomba. A bola fez uma curva e quase surpreendeu novamente o goleiro Jefferson. O Botafogo respondia de imediato. Aos dez, Elkeson roubou bola de Pablo, no meio-campo, carregou até a área adversária, mas foi travado na hora do chute pelo próprio lateral do Figueira.


Aos 17, o Botafogo continuava sua tentativa de empatar o jogo. Lucas fez boa jogada pela direita, chegou até a linha de fundo e tentou achar Loco Abreu na grande área do time catarinense. Edson Silva se antecipou ao uruguaio e afastou o perigo. Um minuto depois, o Figueirense apanhou a defesa do Botafogo desorganizada e Jefferson fez um milagre ao defender uma finalização de Wellington Nem, dentro da pequena área.

O ímpeto do Botafogo no segundo tempo não era o mesmo do primeiro, o que fez a torcida parar de cantar no Engenhão. O time da casa passou a errar muitos passes e apenas chegava de forma desordenada no gol do Figueirense. As jogadas aéreas para Loco Abreu passaram a ser frequentes, mas sem produtividade.

Na base da empolgação, o Botafogo quase empatou o jogo. Aos 34, Lucas driblou Juninho pela direita e chutou cruzado. A bola quicou no gramado e quase enganou o goleiro Wilson, passando muito perto da trave. Dois minutos depois, Lucas cruzou para Loco Abreu, que desviou para Everton, que entrava na área. O meia chegou batendo de primeira, mas a bola foi sem direção.

Nos minutos finais, o Botafogo continuava com as bolas alçadas na área, mas o Figueirense não assustava mais nos contra-ataques. Aos 46, o último suspiro do Botafogo: Renato cobrou falta na cabeça de Loco Abreu, mas o uruguaio mandou no travessão. Com os 11 jogadores atrás da linha da bola, o time de Jorginho garantiu o resultado e dorme na zona de classificação da Libertadores.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

Na próxima rodada, o Figueirense enfrenta o Atlético-MG, no Orlando Scarpelli, às 19h, no sábado. Já o Botafogo tem o clássico contra o Vasco pela frente. no Engenhão, às 19h de domingo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 1 FIGUEIRENSE

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 5/11/2011 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e José Amilton Pontarolo (PR)
Renda e público: R$ 505.145,00 / 21.104 pagantes / 25.321 presentes
Cartões amarelos: Marcelo Mattos (BOT); Elias, Bruno, Wellington Nem e Juninho (FIG)
Cartões vermelhos: -
Gols: Júlio César 5'/1ºT (FIG)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Léo (Herrera - Intervalo), Renato, Elkeson (Everton 28'/2ºT) e Maicosuel; Loco Abreu - Técnico: Caio Junior.

FIGUEIRENSE: Wilson, Bruno Vieira (Pablo - Intervalo), Edson Silva, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Túlio (Jônatas 24'/2ºT), Coutinho (João Paulo 32'/2ºT) e Elias; Wellington Nem e Júlio César - Técnico: Jorginho.

Siga o Lance! no Google News