Messi não descansa. Depois de superar o recorde de gols de Gerd Müller em um único ano, o argentino foi a campo pela Copa do Rei, ampliou a marca e foi o responsável pela vitória do Barcelona sobre o Córdoba por 2 a 0, na Andaluzia, pelas oitavas de final da segunda competição mais importante da Espanha.
O craque, agora, soma 88 gols em 2012, depois de balançar as redes do adversário desta quarta duas vezes. A lenda alemã do Bayern de Munique ficou para trás, com 85, em 1972. Messi ainda tem dois jogos pela frente neste ano. Enquanto isso, o Flamengo deve ir à Fifa para contestar a façanha do hermano.
Com o triunfo, o Barça pode até perder por um gol de diferença para chegar às quartas de final. A partida de volta está marcada para o dia 10 de janeiro, no Camp Nou.
Como aconteceu no duelo em que Messi atingiu o recorde absoluto, contra o Betis, no domingo, o Barça sofreu com a pressão do adversário. Foi preciso o próprio argentino aparecer para resolver o problema. Aos dez minutos, Villa recebeu livre na esquerda e só rolou para ele colocar mais uma bola na rede.
O Córdoba, time da Segunda Divisão da Espanha, seguiu criando, mas não levou tanto perigo quanto o rival da Andaluzia.
O Barcelona administrou a partida mesmo com os erros de seu sistema defensivo, ponto fraco do time durante a temporada. E, melhor em campo, ainda conseguiu mais um. Messi ficou sozinho e tocou na saída do goleiro depois de triangulação.
Nas outras partidas do dia, o Sevilla praticamente deixou sua vaga encaminhada. Foi até Palma e goleou o Mallorca por 5 a 0. Negredo foi o destaque ao fazer os dois primeiros gols do time andaluz. Medel, Botia e Rodríguez completaram o placar.
Quem não está nada bem é o Athletic Bilbao. O atual vice-campeão do torneio, foi eliminado. Ainda pela fase anterior, o clube basco recebeu o Eibar, da Segunda Divisão B (terceiro escalão do futebol espanhol) e empatou em 1 a 1. Como o primeiro jogo foi 0 z 0 na casa do rival, o time está fora.